Notícias

Snappy: Canonical lançará alternativa ao DEB

A Canonical planeja lançar um novo tipo de pacote de software no mercado para o Ubuntu, o projeto será um paralelo aos pacotes .deb originários do Debian.

Snappy será o novo padrão de empacotamento de software do Ubuntu

Juntamente com o anúncio do codinome da futura versão do Ubuntu – veja as informações sobre o Ubuntu 15.10 aqui – a Canonical anunciou o Snappy, um novo projeto que deverá substituir os pacotes .deb na distribuição futuramente.

Os pacotes .deb são pacotes de software pré-compilados para a distribuição Debian, da qual o Ubuntu se baseia, e normalmente são compatíveis com todos os derivados do Debian e também do Ubuntu, eles proporcionam uma instalação facilitada do software, bastando dar dois cliques no arquivos para instalá-lo, funcionando assim de uma forma muito semelhante aos EXE do Windows.

Provavelmente os novos pacotes terão a extensão .snap.

Veja também:

A evolução do desenvolvimento do Unity Next

A Canonical não pretende remover o suporte ao .deb tão cedo, mas o Snappy passará a ser uma alternativa, este tipo de pacote será compatível tanto com o Smartphones com Ubuntu quanto com os computadores que carregarem o sistema, assim os desenvolvedores poderão desenvolver apenas um pacote para os seus programas e ele irá funcionar igualmente independente da plataforma que o usuário esteja usando.

Segundo as informações da Canonical isso em nada deve afetar as distros derivadas do Ubuntu, elas continuarão podendo usar os aplicativos .deb da mesma forma que sempre usaram.

Não há previsões de quando o Snappy chegará definitivamente, porém, podem haver testes já na próxima versão do Ubuntu que sai em Outubro.

Mais um passo do Ubuntu para ser um sistema menos dependente do Debian, o que você achou da novidade?

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!