AndroidAplicativosUbuntu

Ubuntu Touch poderia rodar aplicativos Android nativamente?

Ubuntu Touch poderia seguir os passos do BlackBerry e rodar aplicativos Android nativamente sem problemas com de compatibilidade?

Ubuntu Touch poderia funcionar com Apps nativos do Android?

Uma especulação muito interessante foi lançada na Softpedia a respeito do Ubuntu Touch e das possibilidades que o sistema oferece.

Sejamos francos, o fator primordial para um plataforma móvel alavancar são os aplicativos que nela rodam, foi assim com o iOS, foi assim com o Android, o Windows Phone já sofreu bastante com isso e agora está melhorando.

Não sei se você lembra o quão popular o BlackBerry era, a decadência da popularidade do aparelho caiu de maneira tão drástica que nem os mais pessimistas conseguiram previr, porém, para dar a volta por cima a solução para os BlackBerrys foi ao invés de facilitar a criação de Apps para a sua plataforma, usar uma solução virtual para fazer com que os Apps do Android rodassem nativamente no sistema.

Hoje em dia boa parte dos APKs do Android funcionam no “BB” sem maiores ajustes, ao contrário disso, a Canonical investiu em possibilitar a criação de Apps nativos para o Ubuntu Touch, mas quem sabe ela mude de ideia…

Ubuntu Touch

O Ubunu Touch é ainda uma plataforma recente, é normal que os aplicativos demorem um pouco para chegar, sendo que até o momento temos apenas  dois aparelhos que vem com o Ubuntu de fábrica, o recém anunciado Meizu MX4 (mais potente que uma tartaruga ninja) e o BQ Aquaris que foi o primeiro modelo. Contudo, variedade de aplicativos é algo extremamente importante, seria possível o Ubuntu Touch fazer algo parecido com o que o BlackBerry fez?

No BlackBerry existe uma espécie de máquina virtual que permite que os Apps do Android rodem como se fossem nativos, em um Smartphone como o supracitado Meizu MX4, isto certamente não seria um problema.

Deixe aqui a sua opinião, você acha que o Ubuntu Touch deveria procurar compatibilizar os aplicativos do Android com a sua plataforma ou o melhor é manter o padrão de desenvolvimento absolutamente nativo?

Uma questão interessante a ser levantada, é que como o Ubuntu Next pretende unificar a plataformas este mesmo sistema conseguiria rodar aplicativos de Android no seu computador também, ao menos em tese.

Leia também:

Veja um exemplo prático da convergência do Ubuntu

E aí, o que você acha desta ideia?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!