Como esconder uma pasta ou arquivos no Linux - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Como esconder uma pasta ou arquivos no Linux

Aprenda a ocultar pastas no Linux de uma maneira totalmente diferente

terça-feira, 2 de junho de 2015

/ por Dionatan Simioni
Conheça um truque bem interessante para você criar pastas e documentos ocultos no seu sistema.

Como ocultar pastas no Linux

Conheça hoje uma maneira diferente de ocultar pastas no Linux


Pastas e arquivos ocultos existem há muito tempo nos computadores, elas tem diversas funções, mas normalmente é esconder do usuário algo que não deve ser alterado sem conhecimento de causa.

O jeito mais comum de se ocultar um arquivo ou pasta no Linux é bem simples, basta adicionar um "."(ponto) antes do nome do arquivo, por exemplo.

arquivo
.arquivo
O segundo exemplo seria um arquivo oculto enquanto o outro estaria sendo exibido normalmente, porém, existe uma outra maneira de fazer isso sem precisar adicionar este "ponto" antes dos nomes do arquivo.

Escolha um diretório qualquer para fazer o teste, dentro dele crie um arquivo e dê o nome dele de ".hidden", dentro dele escreva o nome das pastas ou arquivos dentro deste mesmo diretório que você está que deseja ocultar.

Ocultando pastas

Basta salvar o documento e pronto, os arquivos estarão ocultos. Atenção para o detalhe de que é necessário escrever exatamente o mesmo nome do arquivo que você quer esconder, tendo atenção para letras maiúsculas e minúsculas, pois o Linux é "case sensitive" e diferencia diretórios e arquivos desta forma.



No exemplo acima eu pretendia ocultar a pasta "pasta" por isso coloquei ela dentro do arquivo.

Para exibir arquivos ocultos você pode usar as teclas de atalho "CTRL+H" no Ubuntu e praticamente qualquer distro que use o seu ambiente baseado no Gnome, caso você use KDE a tecla de atalho é "ALT+." (alt e ponto).

Divirta-se!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo