Kdenlive com temas escuros, veja como mudar a aparência do editor de vídeos - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Kdenlive com temas escuros, veja como mudar a aparência do editor de vídeos

Dark Theme para Kdenlive, deixe o melhor programa de edição de vídeos grátis do mundo com uma cara mais atrativa

quarta-feira, 10 de junho de 2015

/ por Dionatan Simioni
Deixar o Kdenlive com cores mais escuras vai facilitar muito o seu trabalho de edição, afinal passar muito tempo olhando para uma tela branca não é algo muito agradável. Veja como deixar o editor de vídeos mais escuro agora.

Kdenlive Dark Theme

Kdenlive Dark Theme por Diolinux


Agora eu sei que muitos dos editores de vídeo vão ficar satisfeitos como eu fiquei, no Kdenlive é uma aplicação incrível para editar vídeos, comparei ele ao Adobe Premiere e ao Sony Vegas neste vídeo aqui do canal do Diolinux, e de fato, ele não decepciona.

Tradicionalmente eu uso o Ubuntu para tudo, inclusive para editar vídeos, porém, a única coisa que não me deixava satisfeito com o Kdenlive é a sua cor, ele é claro por padrão no Ubuntu, veja:

Kdenlive White Theme

Alguns dos vídeos do canal do Diolinux chegam a demorar várias horas para serem editados e olhar para uma tela branca assim pode (e vai) cansar os seus olhos, acredite, eu sei do que estou falando.

Como não achei nenhum boa solução na internet resolvi criar a minha em mesmo, vamos lá?

Como deixar o Kdenlive com temas escuros no Ubuntu


Antes de mais nada quero dizer que o tema foi testado apenas no Ubuntu e no Linux Mint, funcionando em ambos perfeitamente, testei ele em 3 máquinas diferentes, fiz um teste no Debian também mas ele não funcionou à primeira vista.

O primeiro passo recomendado é instalar o tema Dark Flat para o Ubuntu, você ver um tutorial de como fazer isso acessando este endereço.

Só o uso deste tema já fará uma enorme diferença, eu entendo perfeitamente que nem todo mundo gosta de temas escuros para o sistema inteiro mas você pode usá-lo só quando for editar um vídeo, depois você volta para o tema padrão do Ubuntu sem maiores problemas.

Mas não é só isso, eu criei um variação das configurações de cores dos aplicativos KDE para você pode usar no Kdenlive, uma chama-se "szary kamien", outra chama-se "silexDark" e a última "Diolinux", depois de instalados os temas poderão ser acessados pelo menu de configurações do sistema no menu "Themes" ou "Temas", se estiver em português.

Temas para o Kdenlive

Para instalar este tema de cores basta baixar o pacote compactado abaixo:

Dentro do arquivo que você baixar haverão instruções para a instalação, mas resumidamente você precisa extrair a pasta ".kde" que encontra-se dentro do arquivo para a sua HOME substituindo os arquivos quando for solicitado.

Deixe-me lhe mostrar a diferença entre os temas:

Kdenlive Dark Theme
Este é o tema padrão quando você usa o Dark Flat

Kdenlive Dark Theme
Dark Flat + szary kamien

Kdenlive Dark Theme
Dark Flat + silexDark

Kdenlive Dark Theme

Dark Flat + Diolinux

Particularmente gosto mais da combinação "Dark Flat + SilexDark", mas isso é mais questão de gosto, os temas podem não ser perfeitos mas tenho certeza que serão úteis e darão um grande descanso para os seus olhos.

Se quiser ver alguns bons trabalhos feitos usando o Kdenlive não deixe de passar no canal do Diolinux no YouTube.

Até a próxima e boas edições!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo