Como fazer o Linux desligar automaticamente em um horário programado pelo terminal - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Como fazer o Linux desligar automaticamente em um horário programado pelo terminal

Aprenda a agendar uma hora para o desligamento do seu sistema Linux através do terminal

segunda-feira, 13 de julho de 2015

/ por Dionatan Simioni
Hoje você vai aprender uma dica muito simples de se utilizar mas que pode lhe ser muito útil nos momentos mais variados.

Desligando Linux automaticamente

Como configurar o Linux para desligar automaticamente


Recentemente precisei agendar o desligamento do meu computador pois queria deixar ele atualizando o game na Steam enquanto saia de casa para trabalhar, porém, eu voltaria muito tarde neste dia e a atualização iria durar no máximo umas duas horas. Como economizar eletricidade é algo muito importante eu achei que seria bom agendar o desligamento do sistema para pouco tempo depois de duas horas decorridas, só por garantia.

Desta forma lembrei de um programa chamado qShutdown, o qual eu fiz um post falando sobre aqui no blog há um bom tempo atrás, post este que você pode ler clicando aqui.

Mas como eu sei da potência do terminal Linux pensei: "Deve haver alguma forma de fazer isso pelo terminal..." e não é que tem?

E é bem simples de se fazer ainda por cima, vamos lá!

Desligando o seu computador pelo terminal


O processo é realmente simples, abra o seu termina e digite o seguinte comando:

sudo shutdown -h +XX
Neste caso o XX representa o tempo em minutos que o computador deverá desligar-se à partir do horário atual. Por exemplo: sudo shutdown -h +90 faria que o computador ficasse mais noventa minutos ligado há partir do momento que o comando foi dado.

ou
sudo shutdown -h XX:XX
Este segundo caso é um pouco mais específico, nele você pode definir exatamente em qual hora você quer que o computador desligue, o horário deverá ser informado no formato 24 horas, neste caso o XX:XX representam as horas e os minutos.

Por exemplo: sudo shutdown -h 16:30 isso faz com que o computador desligue-se as 16:30, também conhecido como quatro e meia da tarde.

Cancelando o desligamento


Se você se enganou da hora de configurar o hora ou o tempo de desligamento não se preocupe, cancelar o processo é bem simples, basta usar a tecla de atalho Ctrl+C ou simplesmente fechar o terminal encerrando o processo.

Se você curtiu esta dica sobre o terminal Linux e quer aprender mais algumas coisas sobre o assunto confira o nosso vídeo falando sobre as coisas básicas que você precisa saber com mais alguma dicas sobre as linhas de comando.

E se você quiser virar um ninja nos comandos do Linux confira os nossos cursos voltados a isso, tenho certeza que serão do seu interesse.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo