Resumo da FISL 16 o Fórum Internacional do Software Livre em Porto Alegre - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Resumo da FISL 16 o Fórum Internacional do Software Livre em Porto Alegre

Conheça os assuntos mais comentados do FISL 16, o Fórum Internacional do Software Livre

segunda-feira, 13 de julho de 2015

/ por Dionatan Simioni
Nos últimos dias aconteceu o décimo sexto Fórum Internacional Software Livre em Porto Alegre e nós mandamos um repórter infiltrado no evento, vamos conferir os relatos dele?

Resumo da FISL 16

Resumo da FISL 16 por Jefferson Fernandes Machado


Eu mesmo não estive presente no evento mas enviei um "agente infiltrado", brincadeiras à parte, o Jefferson fez um excelente trabalho e participou do evento colhendo algumas imagens e também destacando alguns pontos das palestras que ele pode participar.

O resumo


O evento estendeu-se durante os dias 8, 9, 10 e 11 de Julho e trouxe muitas palestras interessantes com ênfases bem diversificadas.

Fórum Internacional de Software Livre 16


Os estandes mostravam grupos de muitas áreas de aplicação, trazendo aplicações como o Zabbix, Zimbra, OpenSUSE, ThoughtWorks, O2W, etc (Expositores: http://softwarelivre.org/fisl16).

As agendas de eventos foram organizadas e disponibilizadas via web, ou também, pelo aplicativo Makadu, que disponibiliza a agenda de eventos previamente cadastrados nele, podendo avaliar as apresentações com estrelas de 1 a 5, favoritar as palestras, para não ficar preocupado em olhar em meio de tantas palestras. 

FISL 16


Também podíamos fazer perguntas pelo aplicativo, onde tanto quem estava vendo ao vivo através do site quanto quem estava pessoalmente, poderia ter suas questões respondidas após o término da palestra.

Uma grande ênfase percebida no evento foram palestras relacionadas a desenvolvimento mobile, computação em nuvem e orquestração de recursos de infraestrutura, assuntos esses que são tendências do mercado.

FISL 16


Tópicos de software livre também foram bem abordados, levantando muitas questões de filosóficas críticas a códigos proprietários.

Os códigos proprietários em meio aos programas open source (bloobs), foi o possível motivo do qual distribuições como o Ubuntu não estiveram presentes no evento.

Por evangelistas do software livre, foi levantado os dizeres "O Tux não nos representa", ressaltando a irritação dos membros contra distribuições com códigos proprietários.

Concluindo, os dias foram bem populados de palestras e oficinas para todos os gostos, buscando levantar e relacionar softwares livres e cases de sucesso.


E este foi...


... o resumo do nosso agente(barra)repórter infiltrado do FISL 16, Jefferson Fernandes Machado, agradeço a ele pela disponibilidade de nos reportar um pouco do evento e destacar os que foram, em sua opinião, os pontos principais assim como as belas fotografias, muito obrigado.

E se você que está lendo também foi no evento não esqueça de deixar as suas impressões aqui os comentários, até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo