AMD começa a trabalhar no Vulkan para o driver AMDGPU para Linux - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

AMD começa a trabalhar no Vulkan para o driver AMDGPU para Linux

AMD fala sobre seu novo driver para Linux, o AMDGPU e como ele se integrará com o Vulkan

terça-feira, 22 de setembro de 2015

/ por Dionatan Simioni
Recentemente houveram alguns discursos interessante por parte da AMD, um vídeo postado no canal do X.org mostra um pouco dos planos da empresa para o suporte à API Vulkan e ao Linux, confira.

AMD Linux Driver Stack

Um driver unificado com o Kernel


Deu-me a entender que a AMD, diferente da Nvidia, não está querendo colocar um instalador de drivers, ou drivers que precisem ser instalados posteriormente ao acesso dos usuários de Linux, pelo menos não no "mainstream", eles pretendem inserir o próprio driver, o melhor que eles tiverem diretamente no Kernel, o que é uma coisa bem interessante, mas antes de falar mais sobre o assunto confira a palestra da empresa com seus planos de desenvolvimento para o Linux.


AMDGPU


Para entender um pouco melhor você pode ler os slides da palestra neste endereço, e tem várias coisas interessantes que eu pude tirar deles. Uma coisa que achei muito interessante e que até o momento só tinha ouvido falar e agora pude ver em um documento e a ideia de unificação de drivers da AMD.

O AMDGPU, que já tinha sido comentado aqui no blog, - clique aqui para ler sobre ele - pretendo unificar toda a bagunça de drivers AMD que temos até o momento, desta forma ele seria um módulo único e que seria inserido no próprio Kernel Linux, segundo a palestra esta modificação começara a ser inserida com o Kernel 4.2 que acompanhará o Ubuntu 15.10 por exemplo, e em qualquer sistema que optar em usar o mesmo Kernel com este módulo, ou seja, se você tem uma placa de vídeo AMD pode ser muito interessante atualizar o seu sistema no próximo mês.


O suporte será estendido e aprimorado até a versão 4.3 pelo que foi dito, passou-me a impressão (não posso afirmar co 100% de certeza) que o AMDGPU será continuamente atualizado e mantido diretamente no Kernel de forma que não seria necessário ir até o site ou usar repositórios adicionais para usar as placas da AMD no seu computador, a menos que você quisesse uma versão específica ou quisesse testar uma versão em desenvolvimento.

Com o novo AMDGPU o suporte inicial ao Vulkan também será inserido, entretanto, ainda não será pleno uma vez que a tecnologia continua se desenvolvendo e atualmente não temos nenhum game no mercado usando ela.

A AMD também afirmou que o desenvolvimento inicial do Vulkan/OpenGL dentro do AMDGPU será de código fechado e que posteriormente ele será aberto para todos.

Por que o Vulkan é tão importante


O Vulkan, para quem não conhece, é a evolução da API gráfica OpenGL utilizada atualmente por qualquer aplicativo no Linux (na maior parte das vezes) que precise de aceleração gráfica  por parte de uma GPU, seja ela integrada ao processador ou não, seria o equivalente ao DirectX do Windows, só que para Linux.

Ele é tão importante pois é ele que fará frente ao DirectX12 que promete aumentar o desempenho dos games no Windows, ainda não temos um exemplo pleno disso mas alguns testes já mostraram que o DX12 da Microsoft consegue otimizar de uma maneira muito interessante alguns jogos no PC.

Para você ficar mais informado sobre o Vulkan vamos dar algumas sugestões de leitura, segue:





Até a próxima!

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo