Canonical mostra a convergência entre aplicativos X.org no Mir no Unity Next - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Canonical mostra a convergência entre aplicativos X.org no Mir no Unity Next

Aplicativos que usam o Xorg poderão ser usados normalmente no novo Unity

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

/ por Dionatan Simioni
Uma das maiores preocupações da empresa ao fazer a nova versão do Ubuntu rodar sob um servidor gráfico novo é compatibilizar as aplicações que atualmente rodam no X.org, o servidor gráfico atual, para quem ninguém fique sem seu programa favorito ao rodar o no Unity no sistema, confira uma demonstração de como está ficando o trabalho.

Unity Next + Mir rodando apps que usam o X.org

Unity Next tomando forma


Diferente do Xorg e até mesmo em certos pontos do Wayland, o Mir, servidor gráfico que a Canonical vem desenvolvendo para o novo Unity, tem como objetivo ser maleável (no sentido literal) e "reversível", pois as aplicações que rodam no seu computador poderão rodar também no seu Smartphone uma vez que o sistema será o mesmo para ambos.

Leia também: Entenda o que o Mir do Ubuntu

O desafio é grande, tornar todas as aplicações escaláveis para telas de tamanhos diferentes não é definitivamente algo simples mas finalmente temos algumas amostras do que será feito, muitos bugs ainda acontecem como você verá no vídeo mas é algo normal para este estágio de desenvolvimento.


Querendo ou não o Mir ainda gera desconfiança, assim como o novo Unity, todos estão esperando para poder usar ambos e ver na prática se serão realmente tão bons como prometem, é um risco assumido pela Canonical, gerar muita expectativa e acabar decepcionando deve ser uma coisa levada muito a sério.


Vamos observar até que ponto o Mir poderá ser útil para o desempenho do computador, como será a sua compatibilidade com placas de vídeo e coisas do tipo.

Ainda não há uma data de lançamento, mas algo me diz que não veremos essa interface como padrão do Ubuntu até o final do próxima ano.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo