Como fazer teste de conexão de internet no Linux com o Google Chrome - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Como fazer teste de conexão de internet no Linux com o Google Chrome

Um aplicativo de solução de problemas de conexão de internet que você pode usar no Linux

terça-feira, 1 de setembro de 2015

/ por Dionatan Simioni
Muitos usuários do Windows estão acostumados a usar a função "Solucionar Problemas" quando a conexão com a internet está falha, hoje você vai aprender isso no Linux também,  a distribuição que vamos usar como base é o Ubuntu mas a dica pode ser aplicada para qualquer sistema que use o Google Chrome, incluindo o próprio Windows.

Teste de Conexão

Teste a sua conexão do Linux com o Google Chrome


Alguns leitores do blog que buscam a migração para o Linux questionaram vez ou outra se existia uma alternativa aquela mecanismo de verificação de rede que existe no Windows, se você não sabe do que eu estou falando acho que essa imagem abaixo ilustra melhor.

Dignóstico de rede do Windows

Normalmente os usuários usam isso quando aparece um espécie de ponto de exclamação amarelo no ícone de rede, a ação consiste em clicar com o botão direito e clicar em "soluções de problemas".

Desconheço uma distro Linux que tenha essa funcionalidade, não chega a fazer uma grande falta pois basicamente o que este recurso do Windows faz é desligar a sua conexão e liga-la novamente, posteriormente ela faz testes para acesso a sites e "chuta" um problema apontando soluções um pouco vagas do tipo "reinicie o seu modem", no caso do Ubuntu o equivalente seria você ligar e desligar a conexão, porém, você pode querer um pouco mais de detalhes e é justamente nesta parte que o Google Chrome entra.

Reflexos do Chrome OS


Chrome OS


Caso você não conheça, o Chrome OS é o sistema operacional da Google para os Chromebooks, ele é baseado em Linux, mais precisamente, usa a base do Gentoo, antigamente ele era baseado no Ubuntu. Observando que o Chrome OS é um sistema que necessita estar conectado à internet para poder trabalhar adequadamente, caso contrário o sistema perde cerca de 90% de suas funções.

Foi para o Chrome OS que a Google desenvolveu um aplicativo de "Diagnóstico de Conectividade", ele pode ser usado por qualquer sistema operacional que rode o Google Chrome e isso inclui, obviamente, o Linux também.

Como usar o Diagnóstico de Rede do Google Chrome


O primeiro passo é ter o Google Chrome instalado, caso você não tenha ou não saiba como instalar você poder dar uma olhada neste artigo com um vídeo explicativo que vai te ajudar a instalar o Chrome no seu sistema.

O segundo passo é instalar o aplicativo de Diagnóstico, para isso basta clicar no botão abaixo:


Depois da instalação o aplicativo estará disponível no seu Chrome, basta clicar nele para começar a análise:

Diagnóstico de rede do Chrome

A análise é bem versátil e detalhada, muito mais do que a do Windows inclusive, veja um exemplo abaixo dos fatores analisados:

Diagnóstico de Conexão do Chrome

Estes são todos os quesitos avaliados:

Diagnóstico de Conexão do Chrome

Agora você pode ter muito mais detalhes caso esteja com problemas de conexão, até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo