Flatabulous - O melhor tema flat para o Ubuntu - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Flatabulous - O melhor tema flat para o Ubuntu

Conheça o Flatabulous, um poderoso e completo tema Flat para o Ubuntu

terça-feira, 22 de setembro de 2015

/ por Dionatan Simioni
O design flat é de agrado de muitas pessoas então que tal deixar o Ubuntu com um visual que acompanha este conceito? Esta é a proposta do tema Flatabulous, vamos aprender a instalar?

Flatabulous Theme para Ubuntu

Um tema completo, dos ícones ao tema GTK


Para quem curte o visual flat este tutorial será especial, há quem diga que este é o melhor tema com este conceito de design para o Ubuntu, confira abaixo um exemplo do sistema com o tema instalado:

Tema Flat para Ubuntu

A instalação do Flatabulous


A instalação deste tema é um pouco mais complicada que as tradicionais mas vamos com calma pois também não difícil, apenas requer um pouco mais de atenção.

O primeiro passo é baixar o tema flatabulous master, para isso basta no botão abaixo.

Depois de baixar o arquivo ele virá em um pacote compactado, você deve extrair a pasta "Flatabulous-master" que está dentro do arquivo para a pasta ".themes" que fica dentro da sua home, como ela tem um ponto "." antes do nome isso significa que ela é uma pasta oculta, para exibi-la pressione as teclas Ctrl+H no gerenciador de arquivos.

Extraia a pasta do tema Flatabulous
Extraia o conteúdo do arquivo para a pasta em questão, da mesma forma como você vê na imagem abaixo:

Temas do Ubuntu

Caso a pasta ".themes" não exista você pode criá-la sem qualquer problema mas não esqueça de colocar um "." ponto antes do nome "themes", coloque a pasta "Flatabulous-master" dentro dela.

Pronto, o tema GTK já foi, agora vamos instalar o tema de ícones.

Agora vem a parte fácil, copie o comando abaixo e cole no terminal, dê "enter", digite a sua senha e aguarde a instalação, assim que ela terminar você estará pronto para ativar o tema.

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/icons -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install ultra-flat-icons-orange -y
Com isso você já terá o tema instalado (mas ainda não ativado) no seu sistema, entretanto, existem uma variação nos ícones deste tema, com pastas azuis e pastas verdes que você pode ou não instalar, é opcional:

Pastas azuis: sudo apt-get install ultra-flat-icons

Pastas verdes: sudo apt-get install ultra-flat-icons-green

Ativando o tema no seu Ubuntu


Agora você precisa de uma ferramenta para fazer a troca de temas, existem duas bem populares, o Unity Tweak e o Ubuntu Tweak, fica a seu cargo escolher:



Por questão de preferência vou seguir o tutorial usando o Ubuntu Tweak, no vídeo abaixo você pode ver um tutorial fazendo a orientação para ativação de temas no Ubuntu, é um vídeo do canal do Diolinux um pouco antigo já (ainda era magro hehehe) mas pode te ajudar:


No Ubuntu Tweak, clique em Ajustes>>Tema e depois disso selecione em "Tema do GTK" e  em "Tema de ícones" o tema Flatabulous-master e Ultra-flat-Orange, respectivamente.

Ubuntu Theme

Basicamente é isso, depois de selecionar as duas opções você já notará a diferença no tema, entretanto, para uma mudança completa em todos os ícones é interessante encerrar a sessão e logar-se novamente ou reiniciar o computador, assim você terá uma mudança completa nos ícones.

Removendo o tema


Caso você não goste muito do tema e deseje remover o processo basicamente consiste em desfazer o que você fez nos passos anteriores.

1 - No Ubuntu Tweak volte para as configurações padrão do Ubuntu "Ambiance" para tema GTK e "Ubuntu Mono Dark" para tema de ícones.

2 - Apague a pasta que você criou em ".themes" dentro da sua home.

3 - Para remover os pacotes de ícones cole o comando abaixo no terminal:
sudo apt-get install ppa-purge -y && sudo ppa-purge ppa:noobslab/icons -y && sudo apt-get updade
É isso aí, aproveite o tema, lembrando que caso você não deseje remover o tema e mesmo assim não usá-lo isso não chega a ser um problema, o tema não utilizado não deixará o seu computador mais lento, ele apenas usará alguns megabytes do seu HD, nada de mais.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo