Tudo o que não te contaram sobre hospedagem de sites - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Tudo o que não te contaram sobre hospedagem de sites

Artigo introdutório de hospedagem de sites LinuxPRO

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

/ por Dionatan Simioni
É sempre muito satisfatório dar voz aos leitores do blog, especialmente quando o leitor tem tanto a acrescentar como o Nilton do canal LinuxPRO que preparou uma série de tutoriais com várias dicas sobre o segmento que ele mais tem conhecimento, servidores e hospedagem de sites e páginas, tenho certeza que você vai curtir, confira.

Hospedagem de Sites

Hospedagem


1 – Introdução 
2 – Protocolos TCP, HTTP, FTP, Servidores Web
3 – O Linux ajudou a Hospedagem crescer
4 – E depois veio o Apache
5 – Em pouco tempo o Modulo CGI
6 – Então nasceu o PHP e o modulo PHP para o Apache
7 – VPS, Cloud e outras linguagens como Python, Perl, Ruby e Go

1 – Introdução


Todos os sites que você está acessando nesse momento e inclusive esse em que está esse artigo está sendo hospedado em um Servidor na Internet, até mesmo os sites Facebook, Youtube, Google, mas eles não são hospedados por algum servidor aleatório, mas sim hospedados na própria estrutura dessas empresas. 

Nesses artigos vamos conhecer melhor como funciona de maneira simples uma Hospedagem de sites e as tecnologias por traz de uma hospedagem. 

Hoje a hospedagem de sites é muito importante para qualquer empresa que queira ter um site institucional ou uma loja na Internet, mas qualquer pessoal física pode ter um site na internet. 

No decorrer dos próximos artigos vou falar mais como você pode criar um site na internet sem gastar nada, usando serviços 100% grátis e de ótima qualidade. 

Até mesmo você que tem uma empresa e ainda não tem um site, pode montar um site na Web de maneira simples gastando no máximo 30 Reais por Ano, montando uma pagina institucional simples e bonita, apenas usando HTML e CSS, você mesmo pode fazer isso, com as dicas que eu vou dar nos próximos artigos. 

Definição de Hospedagem na Wikipedia: 


Hospedagem de Sites é um serviço que possibilita as pessoas ou empresas com sistemas online a guardar informações, imagens, vídeo, ou qualquer conteúdo acessível por Web. Provedores de Hospedagem de Sites tipicamente são empresas que fornecem um espaço em seus servidores e conexão à internet a estes dados aos seus clientes. 

Talvez não tenha ficado tão claro então vou explicar de forma mas simples, a maioria das hospedagens está funcionando em sobre um Servidor com Linux e um software HTTP instalado nesse Sistema, na maioria dos casos esse software chama-se Apache2 que é o Servidor Web mais famoso nesse quesito, Hospedagem de Sites. 

Qualquer pessoa que já instalou alguma distro Linux como Ubuntu pode instalar um Servidor Web em uma máquina Virtual, é só instalar o pacote (apache2), que esta na central de programas do Ubuntu. 

Realmente não tem segredo, mas você deve ter algumas preocupações na hora de instalar um Servidor Web, entretanto, este assunto não cabe nesse artigo por hora, quem sabem em outro artigo ou um video no Youtube. 

Se você ficou com vontade de instalar um Servidor Web na sua maquina, tenha calma, vou te dar uma dica, se você usa Linux, execute esses comando em um terminal: 

mkdir teste_http 
cd teste_http 
python -m SimpleHTTPServer 9191 

Com esse comando, tudo que você coloca na pasta teste_http vai ser listado no navegador, abra seu navegador preferido e digite o seguinte endereço http://localhost:9191 , como um passe de magica todos os arquivos que você colocou nessa pasta vai ser listado no navegador. 

Mas voltando ao nosso assunto principal, a hospedagem de sites e os provedores de conteúdo não teriam crescido sem o surgimento do Linux e o seu amadurecimento e o carro chefe da Web chamado Apache2, mas antes de tudo isso, não podemos nos esquecer dos protocolos como TCP, HTTP e o FTP, mas isso será assunto da continuação desse artigo, que será divido em 7 tópicos. 

Então não perca nenhum artigo sobre Hospedagem, você vai ficar fera e se quiser um vídeo sobre esses artigos deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas suas redes sociais.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo