Iron Maiden escolhe locais de shows pela pirataria de suas músicas - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Iron Maiden escolhe locais de shows pela pirataria de suas músicas

Banda britânica Iron Maiden escolhe locais de seus shows pelo índice de pirataria de suas músicas no local

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

/ por Dionatan Simioni
Todo o tipo de indústria é afetada pela revolução cultural que a internet e os meios de comunicação trouxeram, a indústria musical é sem dúvidas é belo exemplo, muitos estúdios vivem um guerra com a pirataria desde a época do nascimento Napster, por outro lado algumas pessoas encontraram um meio de tirar vantagens disso, um exemplo é a banda britânica Iron Maiden.

Iron Maiden usa pirataria para escolher os locais de shows

Pirataria como aliada


Para os músicos tornar a pirataria uma aliada tem isso algo desafiador e antes de tudo necessário, as pessoas já não estão acostumadas a pagar por álbuns, prévias, DVDs ou materiais do tipo, este tipo de venda só acontece com quem realmente é fã de algum artista e gosta de ter as coisas da banda, quem simplesmente gosta de ouvir faz isso pelo Spotify ou outro similar, pelo YouTube ou através de downloads ilegais por torrent ou qualquer outro meio.

O Iron Maiden é uma das bandas de maior representatividade na história da música, sobretudo no gênero Metal, com um público fiel e na iminência da turnê de lançamento de seu novo álbum "The Book of Souls" a banda contratou uma empresa chamada MusicMetric para avaliar os países e cidades onde houve maior número de downloads de suas músicas e assim escolher onde existem mais fãs para definir as cidades onde a banda fará a sua turnê.

O relatório mostrou que o tráfego maior foi na América do Sul, incluindo Brasil, Venezuela, México, Colômbia e Chile, que ficaram entre os 10 países com mais downloads ilegais da banda. E a estratégia tem dado certo. O último show em São Paulo arrecadou US$ 2,58 milhões (cerca de R$ 6 milhões). A seção da pirataria, que mostra a quantidade de torrents baixados, é liderada pelo Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba estão entre as cinco cidades que mais fazem downloads ilegais.

Adaptando-se


Parece-me que os artísticas que já tomaram consciência de que lugar contra a internet é uma batalha perdida estão aprendendo a como usá-la a favor, por conta disso não é mais tão incomum encontrar bandas que lideram seus discos completos através de um canal no YouTube, muitas vezes tirando um certo valor com o AdSense mas principalmente tornando a música popular para posteriormente vender shows, afinal, música ao vivo não tem como piratear. Me parece ser uma estratégia inteligente.

E essa pirataria hein?


Se tem um assunto que nunca é sumariamente conclusivo este assunto é a pirataria, tirando os que são radicalmente contra ou radicalmente a favor existe um degradê imenso de "se nãos" no meio do caminho, pessoas que acham isso certo se for feito de uma certa forma, é um assunto polêmico e hoje em dia pouco discutido até, acredito que já tenho sido mais, hoje em dia muitos já se conformaram com o fato, os artísticas e bandas são um exemplo disso.


O que você achou da atitude do Iron Maiden?

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo