Painel de controle de driver de video Intel para o Ubuntu - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Painel de controle de driver de video Intel para o Ubuntu

Use o DRIConf para configurar o seu driver de vídeo Intel no Ubuntu e em outras distribuições Linux

sábado, 19 de setembro de 2015

/ por Dionatan Simioni
Instale uma painel de controle para o seu driver open source e tenha muito mais controle sobre as opções gráficas do seu computador.

Configuração de Driver Intel no Ubuntu

Faça ajustes avançados no seu driver de vídeo no Ubuntu


Umas das coisas que muitos usuários de chips Intel reclamam eventualmente é que não existe um painel de controle de opções gráficas para Linux onde se possam fazer configurações avançadas de vídeo, porém, isso deve acabar com o DRIconf.

A aplicação é antiga já e eu a encontrei bisbilhotando pela Central de Programas do Ubuntu (é... eu faço isso as vezes), tecnicamente o programa serve para manipular qualquer driver open source que venha juntamente com o Kernel, isso inclui drivers Nouveau (Nvidia) e os drivers da AMD também, entretanto, estes dois normalmente requerem a instalação de drivers proprietários para o melhor funcionamento e estes por sua vez com um painel de controle próprio, ficava sobrando a Intel, pelo menos até agora.

Configuração de Drivers Intel no Ubuntu


O DriConf é um aplicativo de configuração para o Direct Rendering Infrastructure (DRI), voltado para renderização 3D. Ele permite a personalização tanto da qualidade visual quanto da performance de ferramentas que utilizam o OpenGL. O programa possibilita aplicar sua funcionalidade em três níveis: drive, tela e aplicação.

O DriConf foi escrito na linguagem de programação Python e permite uma série de ajustes nas propriedades gráficas, é possível também fazer ajustes para uma aplicação individual, desta forma você pode otimizar o sistema para rodar um jogo específico por exemplo. Ainda existe um modo avançado onde você pode configurar ainda mais detalhes, se eram opções que faltavam... acho que resolvemos o problema, coisas simples como mudar a resolução da tela podem ser feitas através do aplicativo "monitores" que já vem com o próprio sistema.

DRIconf Intel no Ubuntu

Se você usa o Ubuntu ou algum derivado pode fazer a instalação do pacote através do botão abaixo:


Para outras distribuições, procure no seu gerenciador de pacotes o pacote: driconf

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo