Linux ultrapassa o Windows Vista em número de usuários - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Linux ultrapassa o Windows Vista em número de usuários

A informação diz que cerca de 60% dos usuários usa Windows 7, cerca de 7% usa Mac OSX, Linux chega a quase 2% e o restando é diluído em versões do Windows e outros. O Windows Vista ainda é usado por cerca de 1,74% das pessoas e o Windows XP ainda tem incríveis 12% (ô vício!)

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

/ por Dionatan Simioni
O site venturebeat.com publicou um resultado estatístico feito site NetApplications revelando que o Linux passou o Windows Vista em número de utilizadores.

Hasta la Vista

Windows 7 ainda reina soberano


A informação diz que cerca de 60% dos usuários usa Windows 7, cerca de 7% usa Mac OSX, Linux chega a quase 2% e o restando é diluído em versões do Windows e outros. O Windows Vista ainda é usado por cerca de 1,74% das pessoas e o Windows XP ainda tem incríveis 12% (ô vício!).

Recentemente publicamos uma informação vinda da Canonical, empresa que desenvolve o Ubuntu, que o sistema teria pelo menos 25 milhões de usuários, o que é um número bem mais real do que uma porcentagem.

Como é feita essa conta?


Que o Windows é líder eu não coloco a menor dúvida, mas tenho meus "se nãos" por conta da maneira com que a análise é feita. No caso do Linux, é claro que a contagem faz apenas menção aos usuários de desktop, as pessoas que tem em seu computador pessoal uma das distribuições Linux, uso indireto como acesso a servidores com Linux não fazem parte da contagem, e está absolutamente correto, assim como não fazem parte da contagem os Smartphones, neste caso a contagem seria diferente também.

O Net Applications mede o Marketshare de softwares baseado em 160 milhões de pageviews mensais em cerca de 40 mil sites, o que pode nós dar uma noção do que é realmente a quantidade, entretanto, baseado na quantidade de internautas (bem anos 2000 essa né?) que existem e na quantidade de sites, dependendo do site que for levado em consideração esses valores podem ser muito alterados.

Acho que o a única maneira de termos uma real amostra, ou pelo menos algo mais aproximado da realidade, seria que empresas que produzem os principais navegadores de internet do mercado levantassem uma estatística de sistemas operacionais, neste caso estou falando de Mozilla, Google, Microsoft e Apple, juntar essas informações e elaborar um verdadeiro relatório, mesmo assim não seria 100% mas seria mais fidedigno.

O que você pensa sobre isso?
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo