Edição de vídeo com Blender: Migrando do Kdenlive para o Blender - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Edição de vídeo com Blender: Migrando do Kdenlive para o Blender

O Blender é uma ferramenta muito poderosa e multiuso, seu uso primordial é para trabalhar com modelagem 3D, porém, ele pode ser usado como editor de vídeos também. Hoje vamos aprender a deixar o Blender configurado para edição e mais parecido com as funções do Kdenlive.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

/ por Dionatan Simioni
O Blender é uma ferramenta muito poderosa e multiuso, seu uso primordial é para trabalhar com modelagem 3D, porém, ele pode ser usado como editor de vídeos também. Hoje vamos aprender a deixar o Blender configurado para edição e mais parecido com as funções do Kdenlive.

Usando o Blender para editar vídeos

Migrando do Kdenlive para o Blender


Estava eu falando com o Rafael do canal, TV Guarapa, sobre edição de vídeo no Linux e trocando algumas figurinhas, eu comentei com ele sobre a minha dificuldade de usar o Blender para editar vídeos, ele não é nada prático se comparado com o Kdenlive, que é o editor que eu uso atualmente, porém, as versões mais recentes do Kdenlive estão apresentando alguns bugs chatos, sobretudo em sistemas operacionais que não estejam rodando o KDE, então agora você um pouco do resultado desta conversa.

O Rafael entende muito de Blender e já criou várias playlists de tutoriais de Blender (você pode conferir no canal dele), desta vez ele produziu dois vídeos para auxiliar você a configurar o Blender para edição de vídeo deixando o "workflow" dele semelhante ao do Kdenlive, confira:



O Blender


Você encontra o Blender na Central de Programas do Ubuntu e no repositório de qualquer distribuição, entretanto, pode ser que a versão que está na Central de Programas não seja a mais recente, para ter a versão mais recente você pode adicionar o PPA: ppa:thomas-schiex/blender

Clique no menu do sistema, pesquise pelo aplicativo "Programas e Atualizações", dentro dele clique no botão "Adicionar", na janela que aparecer coloque o PPA acima, como no exemplo abaixo, posteriormente clique em "Adicionar Fonte", clique em "Fechar", agora é necessário fazer a atualização dos repositórios, se quando você fechar aparecer uma janela pedindo a atualização você pode fazer essa atualização apenas confirmando a ação, caso contrário, procure no menu do sistema pelo aplicativo "Atualizador de Programas" e deixe ele fazer uma atualização.


Adicionando repositório do Blender
Clique na imagem para ampliar

Se você já tem o Blender instalado, provavelmente através do aplicativo "Atualizador de Programas" você atualizará o mesmo, caso contrário, basta instalar o software pela Central de Programas do Ubuntu clicando no botão abaixo:

Com isso você terá a última versão do Blender, se você quiser fazer o processo acima via terminal basta rodar o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:thomas-schiex/blender -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install blender -y
Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo