DesignOpen sourceSoftwares

GIMP faz 20 anos de idade, conheça a história do software

O melhor editor de imagens com código aberto do mundo fez aniversário, completou o seu vigésimo ano de existência.

20 anos de GNU Imagem Manipulation Program

No dia 21 de Novembro (estamos atrasados eu sei, mas não poderia deixar passar) o GIMP completou 20 anos de existência, uma marca e tanto para qualquer projeto. Foi em 1995 que Peter Mattis e Kimball Spencer, ambos estudantes da Universidade da Califórnia, criaram o software que se tornaria o GIMP de hoje em dia.

PhotoGIMP: O GIMP com cara de Photoshop

A ideia era simples, criar um programa que tivesse o código fonte aberto para editar e manipular imagens, o nome do programa sempre foi “GIMP”, mas em suas primeiras versões ele se chamava “General Image Manipulation Program”, algo que foi mudado depois para apoiar o projeto GNU, ele então passou a se chamar “GNU Image Manipulation Program”.

GIMP Birthday

Desde então o GIMP vem evoluindo e arrastou milhões de fãs e comunidades inteiras que estão empanhada em criar e manter plugins para todas as funções que você puder imaginar. Entre 2006 e 2012 houveram grandes mudanças no projeto, graças a colaboração de  Peter Sikking, que ajudou a fazer com que o GIMP fosse moldado para atender ao público profissional também de maneira mais plena.

O GIMP hoje possui versão para todas as distros Linux e para qualquer sistema operacional popular da atualidade incluindo o Windows e o Mac OSX, para o futuro muitas coisas devem melhorar, uma das coisas que poderemos ver já na versão 2.9.X (a atual é a 2.8.X) é a presença de pré-visualização instantânea de efeitos antes deles serem aplicados, por baixo do capô o software deverá ficar mais poderoso também com a atualização para o processador de imagem GEGL, para completar a festa dos 20 anos, o site do GIMP também recebeu uma repaginada, você pode ler mais informações sobre o aniversário deste excelente software no site oficial.

O GIMP tem me feito companhia durante muitos anos e é responsável por praticamente todas as artes compostas que vão parar em todos os posts aqui no blog durante estes quase 5 anos de existência do Diolinux, assim como as imagens usadas no nosso canal no YouTube também. Vida longa ao GIMP! E que venham mais 20 anos!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!