GamesNotícias

Site comenta as primeiras impressões do SteamOS e das Steam Machines

Popular entre os gamers de Linux, o site Gaming On Linux publicou uma matéria sobre as suas considerações a cerca do SteamOS e das Steam Machines depois de alguns testes.

Ainda pode melhorar

O SteamOS e as Steam Machines finalmente estão em circulação, finalmente o dia chegou, mas agora que ele está no mercado consumidor ele será também criticado e como qualquer produto, precisará ser melhorado com o tempo, mas mesmo assim, podemos dizer que  a Valve começou bem.

A análise feita pelo “Gaming on Linux” relevou algumas coisas das quais eu já suspeitava e algumas que pude testar já, mesmo em máquina virtual.

A instalação do sistema é simples, “não tão simples quanto a do Ubuntu” eles relatam, mas ainda assim há poucos desafios para quem nunca instalou um sistema Linux, o único empecilho parece ser a parte da instalação onde é necessário indicar a partição onde será instalado o gerenciador de Bootloader GRUB. 

De maneira geral o relato é de que o uso é tranquilo, apesar de alguns problemas que comentaremos em seguida, a maneira de se navegar pelo sistema e pela loja Steam é melhor do que a loja do PlayStation 4 (segundo o relato), entretanto há alguns problemas que temos de considerar e precisam ser melhorados.

Tudo bem o que SteamOS não é feito para ser usado como Desktop, então o ambiente Gnome fica escondido, mas o curioso é que mesmo conectando um mouse e um teclado, o mouse não respondeu até o controle ser conectado também, não sabemos se isso é intencional ou um bug mas que é estranho, isso sem dúvida.

Outro ponto negativo, segundo as informações, é que o sistema de VOIP do SteamOS estava incrivelmente ruim, algo que eu considero relativamente bom na versão desktop. Um outro bug relatado é que o sistema mostra na biblioteca do usuário os games não compatíveis também, ou seja, se você tem também jogos que são exclusivos do Windows o SteamOS estava os mostrando também apesar deles não serem jogáveis.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!