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SteamOS perde para o Windows 10 em testes de benchmarks

O pessoal do ARS Technica fez uma análise comparativa entre o desempenho das novas Steam Machines que estão chegando ao mercado com o SteamOS, baseado em Linux, e o Windows 10, a mais recente versão do sistema da Microsoft.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

/ por Dionatan Simioni
O pessoal do ARS Technica fez uma análise comparativa entre o desempenho das novas Steam Machines que estão chegando ao mercado com o SteamOS, baseado em Linux, e o Windows 10, a mais recente versão do sistema da Microsoft.

SteamOS vs Windows 10

Ainda não é tudo o que pode ser

Uma análise comparativa mostrou que o Linux ainda não oferece todo o potencial que pode oferecer, muito em parte por conta do OpenGL. O teste da ARS Technica instalou em dual boot o Windows 10 com o SteamOS em uma recém lançada Steam Machine para fazer alguns testes.

Para testar ambos os sistemas eles usaram o GeekBench para fazer Benchmarks, onde o Windows 10 teve uma leve vantagem, nada muito significante, para comparar games foram utilizados, Shadow Of Mordor e Metro: Last Light Redux, ambos games com gráficos bastante pesados.


Depois foram testados alguns games que usam a Source 2, a Engine da Valve, vamos conferir os gráficos:

Benchmarks Windows 10 vs SteamOS

Benchmarks Windows 10 vs SteamOS

Benchmarks Windows 10 vs SteamOS

Como podemos ver nos gráficos, praticamente em todos os testes o Windows 10 teve um desempenho consideravelmente superior, você pode ver o hardware utilizado logo abaixo:

Hardware Steam Machine
Como isso podemos ver que ainda há estrada para percorrer, apesar de agora termos muitos títulos perfeitamente jogáveis no Linux, o requisito de hardware para a maior parte dos games ainda é superior ao necessário para o Windows, isso se deve pela otimização dos games, a otimização dos drivers de vídeo para Linux, sobretudo da AMD, e também as limitações técnicas que o OpenGL ainda tem, limitações estas que devem sumir com o Vulkan, mas pra termos certeza disso só realmente quando a nova API começar a ser utilizada.
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