Open source

TensorFlow: Google lança sistema open source de inteligência artificial

A Google colocou em funcionamento seu novo projeto de aprendizado de máquina, o TensorFlow veio para substituir o antigo DistBelief e torná-lo mais acessível para as pessoas.

O início de um sistema de busca perfeito

A Google é uma empresa bastante audaciosa, apesar de ter expandido-se para diversos setores a ponto de ser necessário criar a Alphabet para poder gerenciar tudo, incluindo o Google, uma das grandes metas iniciais tidas pela companhia era a de organizar a informação mundial, mesmo que isso levasse muito anos, em 2008 a empresa chegou a afirmar que “com a tecnologia atual” (2008) seria necessário aproximadamente 300 anos para conseguir concluir o objetivo, conforme a tecnologia avança e o tempo passa esse prazo certamente irá se reduzir.

Mesmo que leve muito tempo a Google sempre deixou claro que o mecanismo de busca perfeito seria a inteligência artificial, algo que consiste em fazer com que um computador, mais do que ter uma inteligência versátil como a humana, consiga aprender coisas novas essencialmente e usar o conhecimento prévio para aprender algo novo em uma velocidade muitíssimo superior a de qualquer humano, a partir de então ficou definido o foco de como seria construída uma máquina (ou software) que fosse “inteligente”, seria necessário ensina-lo, como fazemos com as crianças, é a partir deste pressuposto que nasce o “TensorFlow”.

Algo para a humanidade

Uma das coisas que chama a atenção no projeto é ele ter o código aberto, distribuído sob a licença Apache 2.0, disponível para que você faça um fork no GitHub e o baixe para utilizar no seu projeto, assim como ajudar em seu desenvolvimento.

O TensorFlow é o sucessor do antigo DistBelief, um software também da Google que tinha exatamente a mesma intenção, ser um meio de fazer com que as máquinas aprendam, porém, segundo a empresa, o software tinha algumas falhas, ele era muito voltado para redes neurais, difícil de configurar e muito acoplado ao Google, o que fazia com que mesmo que o código fosse compartilhado, ele não poderia ser plenamente utilizando sem a potência do Google por trás, coisas que o TensorFlow corrigiu.

A Google ainda informa que o TensorFlow poderá ser utilizado, juntamente com sua API, em qualquer tipo de dispositivo, seja ele um Smartphone, um servidor, um computador de mesa ou outros dispositivos.

Você pode saber mais sobre o TensorFlow acessando o site oficial, no mesmo local você pode fazer o download do software. Existe uma ampla documentação explicando como ele funciona, mas cabe avisar, é bom que você saiba ler em inglês, são muitas páginas de PDF.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!