Sbackup: Uma maneira muito simples de fazer e restaurar Backups no Linux - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Sbackup: Uma maneira muito simples de fazer e restaurar Backups no Linux

Hoje você vai conhecer o Sbackup, ou Simple Backup, uma ferramenta muito interessante para você gerenciar Backups no seu computador e até mesmo agendar Backups automáticos, conheça.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

/ por Dionatan Simioni
Hoje você vai conhecer o Sbackup, ou Simple Backup, uma ferramenta muito interessante para você gerenciar Backups no seu computador e até mesmo agendar Backups automáticos, conheça.

SBackup

Faça Backups facilmente com o SBackup

Manter os seus arquivos à salvo é algo muito importante, acho que não é necessário nem falar mais hoje em dia o quanto um bom Backup é útil, então que tal automatizar esta tarefa? O SBackup é uma aplicação bastante interessante e que vai te ajudar nisso.

Funcionalidades


Com o Sbackup você pode escolher que pasta o programa fará Backup, incluir arquivos no Backup ou evitar que alguma pasta seja inclusa no Backup, ele ainda compacta esse Backup em formatos Gzip, Bzip2, você pode agendar os Backups para serem feitos semanalmente, diariamente, ou especificar o intervalo dos dias, selecionar onde os arquivos de Backup serão guardados e mais algumas coisas.

Como instalar


Se você usa uma distribuição Linux diferente do Ubuntu ou Linux Mint procure no repositório de softtware do sistema pelo pacote "sbackup" sem as aspas, se você usa o Ubuntu ou algum derivado como o Linux Mint, basta clicar no botão abaixo:

Opcional: Se você prefere fazer as coisas pelo terminal, o comando para instalar o programa é este:
sudo apt-get install sbackup
Depois de instalado o programa, ele estará no menu do seu sistema através de dois ícone, pesquise por Sbackup e você verá, um deles serve para configurar o programa (que é esta imagem que ilustra o post), o outro serve para você restaurar o Backup feito anteriormente (veja a imagem abaixo), você pode usar ele de uma forma parecida aos pontos de restauração do Windows.

Sbackup Ubuntu

Dica adicional


Não que você precise fazer isso mas achei a medida interessante, se você usa algum serviço de armazenamento em nuvem como o Dropbox, Copy, Mega, etc, você pode direcionar a pasta de Backup do Sbackup para dentro de uma das pastas de sincronia destes aplicativos, assim, além de fazer backup local você também faz backup em nuvem.

Se você achou interessante o Sbackup mas não se convenceu, além do DejàDup que já vem com o Ubuntu por padrão, outra opção interessante é o SystemBack, ele tem um recursos bastante interessante para criação de liveCDs do sistema completo, vale a pena conhecer.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo