Tutoriais

Como assistir a TV aberta pelo Kodi

O Kodi é um programa que permite que você tenha uma verdadeira central multimídia no seu computador, anteriormente conhecido como XBMC, hoje você vai aprender a usar o Kodi para assistir a TV aberta no seu computador.

O Kodi é uma aplicação multiplataforma, que roda no Linux, no Windows e no Mac, então este tutorial irá servir para qualquer sistema operacional. Nós vamos mostrar como fazer a instalação no Ubuntu (inclusive, o Ubuntu é o sistema que tem maior documentação no site do Kodi).

Você encontra todas as versões para download do Kodi na página do projeto, incluindo as versões para dispositivos móveis e uma versão customizada do Linux baseada no Ubuntu chamada KodiBuntu, que é um sistema já configurado para multimídia com o Kodi.

– Para instruções de como instalar o Kodi no Ubuntu e em outras distros Linux acesse o guia do Kodi no site oficial.

Se você usa o Ubuntu ou algum derivado como o Linux Mint o processo é relativamente simples. Existe uma versão do Kodi no  repositório do sistema (Central de Programas), porém, é muito provável que ele não seja a versão mais recente do programa, por isso precisamos adicionar um repositório.

Para fazer a instalação você precisa adicionar o seguinte repositório: ppa:team-xbmc/ppa

Clique no menu do sistema, pesquise pelo aplicativo “Programas e Atualizações“, dentro dele clique no botão “Adicionar“, na janela que aparecer coloque o PPA acima, como no exemplo abaixo, posteriormente clique em “Adicionar Fonte“, clique em “Fechar“, agora é necessário fazer a atualização dos repositórios, se quando você fechar aparecer uma janela pedindo a atualização você pode fazer essa atualização apenas confirmando a ação, caso contrário, procure no menu do sistema pelo aplicativo “Atualizador de Programas” e deixe ele fazer uma atualização.

Como instalar o Kodi no Ubuntu

Se você já tem o Kodi/XBMC instalado, provavelmente através do aplicativo “Atualizador de Programas” você atualizará o mesmo, caso contrário, basta instalar o software pela Central de Programas do Ubuntu clicando no botão abaixo:

PT7Ne 1BbxU8odmkkIO07IRjnm fy AOyjq4Il0y

Fazendo a instalação pelo terminal (Opcional)

Se você já fez o procedimento acima você não precisa repetir usando o terminal, isto é apenas para aqueles que preferem fazer a instalação desta forma. 

Basta copiar todo este código abaixo e colocar no seu terminal, depois de colar pressione a tecla “enter“, digite a sua senha e pressione “enter” novamente, aguarde a instalação, ele estará disponível no menu do sistema depois que ela terminar.

sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc/ppa -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install kodi -y

Agora que você já tem o Kodi instalado…

Veja como assistir a TV Aberta pelo Kodi 

O primeiro passo é instalar um Add-On PVR no Kodi para habilitar o Streaming, o site do Kodi pode te sugerir vários, porém eu vou utilizar neste tutorial apenas um, e este funcionou muito bem até agora. Para instalar no Ubuntu apenas clique no botão abaixo:

iNS8ecaQbA7SkW4obF2c9LW6Cmz40W3mtLPTYDWP2WrVl5I42KFk0SdP2GcR0s11joeRQa2BDhRClcpfkz74HsXmekHqo

Que prefere fazer pelo terminal pode fazer assim:

sudo apt-get install kodi-pvr-iptvsimple

Depois disso reinicie o Kodi para ativar a extensão, agora será necessário adicionar a lista de canais ao programa para que você tenha acesso à televisão.

Para fazer isso, siga o tutorial deste site aqui, nele você encontra uma explicação detalhada de como adicionar os canais e uma série de Add-Ons para o Kodi ficar ainda mais completo.

Cabe ressaltar que apesar da maioria dos canais serem abertos, eu encontrei no meio da lista alguns canais que seriam de TV fechada, ou seja, assistir estes canais pode ser considerado algo ilegal, fica ao seu encargo a decisão de usar um recurso com este para ver canais com conteúdo pago. Desta forma o Kodi com este plugin funciona de uma maneira parecida com o MegaCubo para Windows, um campeão de downloads em sites populares do Brasil.

Este artigo foi uma sugestão dos nossos leitores Daigo Asuka e Brando Mota. Se você quiser fazer como eles e enviar as suas matérias e sugestões consulte a área do autor.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!