Dr. Web descobre Trojan para Linux que tira prints da tela e grava áudio - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Dr. Web descobre Trojan para Linux que tira prints da tela e grava áudio

A desenvolvedora de software russa Dr. Web descobriu um novo trojan para Linux que teria a capacidade de tirar "prints screens" e também a capacidade de gravar áudio.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

/ por Dionatan Simioni
A desenvolvedora de software russa Dr. Web descobriu um novo trojan para Linux que teria a capacidade de tirar "prints screens" e também a capacidade de gravar áudio.

Trojan Linux

Com o aumento da popularidade do Linux é natural que as ameaças também aumentem e apesar delas não durarem muito tempo, como no caso recente do bug no Kernel Linux, é bom fincar de olho.

O Linux.Ekocms é o nome do trojan que supostamente tira uma foto do seu desktop a cada 30 segundos, essa imagens seriam armazenadas nas seguintes pastas:
$HOME/$DATA/.mozilla/firefox/profiled
$HOME/$DATA/.dropbox/DropboxCache
Você pode fazer uma verificação manual nestas pastas para saber se está infectado, o pessoal do Dr. Web nos informa que as imagens são enviadas através de um proxy para um computador remoto e que as imagens são criptografadas antes de serem enviadas, eles detectaram também a presença de um código que seria capaz de gravar áudio do computador também porém não presenciaram a execução dessa funcionalidade nenhuma vez durantes os testes. 

O Detalhe...


Ok, todo trojan que for descoberto deve ser levado em consideração, avaliado e controlado para evitar problemas, porém, a empresa russa não informa COMO se pega este vírus, qual seu método de infecção ou qualquer coisa do tipo. Isso faz com que a informação pareça mais uma motivação para as pessoas temerem algo e comprarem soluções de antivírus ou algo do tipo.

De qualquer forma, é sempre bom manter a sua distribuição Linux atualizada.

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo