NotíciasUbuntu

Ubuntu 16.04 LTS terá nova opção de atualização de drivers diretamente no sistema operacional

Com a maior integração com o Gnome que está acontecendo no Ubuntu 16.04 poderemos em breve desfrutar de uma possibilidade muito interessante, atualização de drives diretamente no sistema operacional. Tudo bem, isso já acontece hoje em dia, mas o que está por vir é diferente, entenda:

Quem usa o Ubuntu ou algum derivado a mais tempo sabe que o sistema tem um gestor de drivers que normalmente incluem drivers de vídeo, wi-fi (em alguns casos) e nas últimas versões um novo driver para processadores Intel passou aparecer também. É algo realmente prático, você consegue instalar os drivers necessários para o uso do seu computador com poucos cliques ficando a responsabilidade pela maior parte do suporto ao hardware o próprio Kernel sem te dar muitas opções para modificar os drivers facilmente, pelo menos por enquanto.

Sabemos que nas distribuições Linux a necessidade de instalar drivers é algo muito raro, praticamente todas as ferramentas que você conectar ao computador serão reconhecidas pelo Kernel, entretanto, existem alguns dispositivos que podem dar um trabalho extra, alguns leitores de digitais, sistemas de som 7.1 ou 5.1, entre outros pequenos detalhes.

Pensando neste problema a equipe do Gnome criou um recurso para a central de aplicativos da sua interface, o Gnome Software, que tem a funcionalidade de manipular firmwares, como você pode ver na imagem abaixo.

Gnome Software Firmware Management - Diolinux

O problema é que o FWUPD (Firmware Update Daemon) não funciona “por mágica”, ele busca em um repositório online chamado Linux Vendor Firmware Service, um site onde os fabricantes de peças podem colocar os drivers mais recentes de seus equipamentos, no entanto, até o momento este repositório não é tão “povoado de drivers” quanto poderia ser, e nessa parte que a Canonical entra.

Sabemos que o Ubuntu 16.04 possivelmente será a última versão do sistema sem a interface convergente, e portanto, a última mais dependente das aplicações Gnome no seu BackEnd, porém, a empresa já demostrou interesse em adaptar o Gnome Software para ser a Central de Aplicativos do Ubuntu na próxima LTS. Junto com a mudança viria o apoio da Canonical e de seus parceiros comerciais para melhorar este repositório de drivers, o que daria aos usuários a possibilidade de instalar e desinstalar versões de drivers independentemente da versão do Kernel, desde que claro, os mesmos sejam compatíveis.

O mais legal de tudo isso é que uma vez o driver colocado lá, qualquer sistema operacional poderá utilizar, não necessariamente sendo baseado no Ubuntu.

Nós estamos acompanhando o desenvolvimento ativo do Ubuntu 16.04, hoje mesmo ele recebeu um upgrade na Central de Programas, porém, ela continua a mesma tradicional, ou seja, essas mudanças ainda não estão disponíveis, mas assim que algo mudar nos lhe avisaremos.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!