5 distros Linux baseadas no Slackware que você precisa conhecer - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

5 distros Linux baseadas no Slackware que você precisa conhecer

O Slackware é uma das mais antigas distribuições Linux existentes e se hoje em dia ele não faz mais o mesmo sucesso que um dia já teve entre os usuários, para muita gente ele ainda serve como uma boa base para novos projetos. Hoje você vai conhecer 5 deles.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

/ por Dionatan Simioni
O Slackware é uma das mais antigas distribuições Linux existentes e se hoje em dia ele não faz mais o mesmo sucesso que um dia já teve entre os usuários, para muita gente ele ainda serve como uma boa base para novos projetos. Hoje você vai conhecer 5 deles.

5 distros derivadas do Slackware

1 - Zenwalk Linux

Zenwalk Linux

O Zenwalk Linux também é conhecido por MiniSlack, ele tem o objetivo de ser um sistema rápido, com foco em uso simples, para multimídia ou desktop convencional, ele procura trazer as versões mais recentes possíveis dos softwares, também pode ser convertido facilmente em um servidor  LAMP ou de arquivos. Para conhecer mais sobre ele e fazer o download acesse o site oficial.

2 - Wifislax

Wifislax

O Wifislax, diferente do Zenwalk que ainda foca um pouco mais no desktop, tem o objetivo de ser uma distro para ser utilizada primeiramente por live-CD proporcionando uma série de ferramentas para trabalhar com computação forense. Um dos grandes diferenciais do WifiSlax é que ele possui uma série de drivers que não fazem parte do Kernel Linux por padrão e muitas vezes tem até código fechado, tudo isso para dar o melhor suporte "out of the box" para a maior gama de hardware possível, especialmente placas Wi-Fi. Para saber mais e baixar o sistema acesse o site oficial.


3 - VectorLinux

VectorLinux

O VectorLinux, isso mesmo, escrevemos as duas palavras juntas, sem espaço, é mais uma distro da nossa lista baseada no Slackware. A ideia dos desenvolvedores é manter o sistema simples e compacto e deixar na mão do usuário o que o sistema pode ser e se tornar. Focado no minimalismo ele pode ser uma boa opção para quem gosta de ajustar os detalhes do sistema operacional. Se você se interessou no VectorLinux acesse o site oficial para baixar a sua cópia gratuitamente.

4 - Porteus


Porteus


O Porteus já apareceu aqui no Diolinux algumas vezes, em sua aparição mais recente nós mostramos ele como uma opção para ser utilizado em modo quiosque, entretanto, o Porteus também possui uma versão Desktop que pode ser utilizada normalmente.

A grande sacada da distribuição é que você pode customizar uma série de coisas que farão parte do sistema já no site, como por exemplo, a arquitetura, o ambiente gráfico, alguns programas que farão parte do sistema, drivers, entre outros.

Você pode baixar e construir a sua própria versão do Porteus à partir deste site.

5 - Slax

Slax Linux

Curiosamente o Slax foi uma das primeiras distros que eu testei quando estava ainda naquela fase de experimentar sistemas para ver o que eu mais gostava. Mal sabia eu que o Slax tem um propósito diferente do que eu esperava que ele tivesse, fora que ele é baseado no Slackware, algo que para um completo iniciante como eu seria logicamente complicado.

O Slax é uma distro simples do tipo Live, isso mesmo, você roda ela apenas pelo Live-CD ou através de um pen drive, não possui um instalador, é feita para ser assim mesmo. Apesar de ter várias ferramentas instaladas por padrão, incluindo a interface KDE, ele pode ser perfeitamente utilizado como uma distribuição de bolso ou uma distribuição para reparos, podendo ser utilizada para acessar arquivos em uma partição de um computador e fazer backup. Para baixar o Slax acesse o site oficial da distribuição.
---
Você conhece mais alguma distribuição interessante baseada no Slackware? Já usou alguma destas? Deixe a sua opinião e experiência nos comentários, até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo