EditorialSistemas operacionais

5 razões para migrar para o Linux

O Linux mudou muito desde a sua criação e hoje existem vários sistemas operacionais baseados nele para que você possa usar no seu Desktop se complicação. Hoje vamos te dar 5 motivos para você dar uma chance para o Linux no seu computador ou Notebook.

1 – Linux é fácil

Acho que o primeiro mito que devemos demolir é que “usar Linux é difícil” ou que é só para “entendidos” da informática. Hoje em dia existem sistemas que podem ser utilizados tranquilamente por qualquer tipo de usuário leigo. Como dica adicional, veja o vídeo onde falamos sobre as melhores distribuições para iniciantes, um dos vídeos mais antigos do canal do Diolinux (do tempo que eu era magro) mas que continua valendo:

2 – Linux é Seguro

Uma das principais características que podemos observar em sistema que usam o Linux como base é a sua segurança, sem dúvidas, esse é um ponto extremamente positivo em favor do Linux. Se você está cansado de toolbars nos seus navegadores, de vírus e de ter receio de acessar a sua conta bancária do seu computador, isso tudo acaba se você optar pelo Linux no seu computador.

Segurança no Linux

Para você saber mais sobre segurança no Linux eu tenho duas dicas em especial, uma delas é um artigo muito famoso aqui do blog chamado “As verdades sobre Linux: Afinal, por que o sistema não pega vírus?“; em segundo lugar eu recomendo um vídeo recente do canal eu foi abordado o tema dos vírus e antivírus e você pode conferi-lo logo abaixo:

3 – Linux tem games

Tudo bem, não é a mais popular nos computadores para jogos, mas isso não quer dizer que você vai ficar sem jogar, existem mais de 1900 títulos para Linux na Steam, certamente você não ficará desamparado quando o assunto for diversão. Abaixo você confere uma playlist do nosso canal com vários gameplays de jogos para Linux:

Claro, sendo sincero, existem alguns títulos populares que ainda não estão disponíveis, então vale a pena observar qual o jogo que você quer jogar, uma paliativo interessante no entanto é o Wine, com ele é possível rodar vários games que não são nativos do Linux (são do Windows) na plataforma sem maiores problemas, abaixo você confere uma playlist só de games rodando através do Wine, alguns até foram portados para Linux algum tempo depois da gente ter feito o vídeo, confira:

Para quem gosta de vídeo games também existe uma gama ampla de emuladores, como o RetroArch, você pode ver um exemplo de como ele funciona neste vídeo:

4 – Computadores mais baratos e preço

Comprar um computador com Linux é saber valorizar o seu dinheiro, normalmente quando você compra um computador com Windows instalado, além de pagar o próprio computador, você está pagando o Windows que vem com ele também, muitas pessoas nem sabem disso, como o Linux é grátis (na maioria dos casos) você vai economizar facilmente algumas centenas de reais em média numa compra de um computador novo.

Eu sou barato

5 – Muitas opções para você

Como eu disse no princípio, o Linux mudou muito desde a sua criação e pensar que ele não pode atender um usuário comum é pura falta de conhecimento mesmo. Existe programas para todas as funções e um usuário doméstico vai sentir-se totalmente amparado.  Além disso, se você gosta de opções este o sistema para você, são várias interfaces diferentes, aparências, ícones, temas, programas (praticamente todos grátis) que você pode usar para configurar o sistema e deixá-lo ao seu gosto.

Ubuntu Linux Convergence

Com Linux no seu computador você também estará lidando com tecnologia de ponta, o mundo Linux é dinâmico e muito atualizado. Então, que tal dar uma chance para o Linux? Você não precisa nem remover o seu sistema atual para isso, basta instalá-lo em dual boot e nós temos um vídeo tutorial para te ensinar a fazer isso, basta clicar aqui para assistir.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!