Como reproduzir DVDs encriptados no Ubuntu - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Como reproduzir DVDs encriptados no Ubuntu

A dica de hoje vai ser bem rápida mas vai deixar muita gente mais satisfeita, hoje vamos aprender a rodar DVDs criptografados no Ubuntu, é bem tranquilo de fazer o ajuste, vamos lá

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

/ por Dionatan Simioni
A dica de hoje vai ser bem rápida mas vai deixar muita gente satisfeita, hoje vamos aprender a rodar DVDs criptografados no Ubuntu, é bem tranquilo de fazer o ajuste, vamos lá?

Como reproduzir DVDs criptografados no Ubuntu




Vou contar um "causo" para você. Recentemente ganhei da minha namorada um box com as primeiras 10 temporadas da série "Supernatural", uma série que eu acompanho há muitos anos.
- Confira: Camiseta "Carry on My Wayward Son" na DioStore
São 59 DVDs com mais de 250 episódios, então ao querer testá-los no meu computador para ver alguns extras e enfim, conferir o material, tive a desagradável surpresa de descobrir que eles eram criptografados e que nem o VLC e nem o aplicativo de vídeos padrão (o Totem) seriam capazes de reproduzi-lo sem alguns codecs extras.

Essas criptografias normalmente são feitas para tentar evitar, ou pelo menos dificultar, as cópias piratas do produto, alguns DVDs, mesmo originais, não tem essa característica, mas infelizmente no meu caso sim, entretanto, a solução é muito simples, veja só:

1 - O primeiro passo é ter os codecs instalados, é algo tradicional que aparece sempre nos nossos tutoriais de "O que fazer depois de instalar o Ubuntu", mas que caso você não tenha instalado vale a pena reforçar, para instalar apenas clique no botão abaixo, você vai instalar o pacote ubuntu-restricted-extras (que pode ser instalado via terminal também se você desejar). 

2 - O passo "2" consiste em instalar as bibliotecas responsáveis por descriptografar os DVDs que encontram-se nestas condições, normalmente elas são instaladas através do pacote que você instalou no "passo 1", porém, para garantir que elas realmente tenham sido instaladas clique no botão abaixo, ele vai instalar o pacote libdvdread4.

3 - Agora o terceiro passo que é igualmente fácil, para fazer a instalação destes bibliotecas você vai precisar rodar o script que se encontra dentro da pasta /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh, você pode ir até lá pelo navegador de arquivos e dar dois cliques no arquivo mas eu ainda acho bem mais rápido fazer pelo terminal, então é só abrir ele, copiar este comando abaixo, colar, pressionar "enter", digitar a sua senha, aguardar a instalação e pronto.
sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh
Pode testar o seu DVD criptografado novamente e verás que agora ele está funcionando sem problemas.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo