TutoriaisUbuntu

Como reproduzir DVDs encriptados no Ubuntu

A dica de hoje vai ser bem rápida mas vai deixar muita gente satisfeita, hoje vamos aprender a rodar DVDs criptografados no Ubuntu, é bem tranquilo de fazer o ajuste, vamos lá?

Vou contar um “causo” para você. Recentemente ganhei da minha namorada um box com as primeiras 10 temporadas da série “Supernatural”, uma série que eu acompanho há muitos anos.

– Confira: Camiseta “Carry on My Wayward Son” na DioStore

São 59 DVDs com mais de 250 episódios, então ao querer testá-los no meu computador para ver alguns extras e enfim, conferir o material, tive a desagradável surpresa de descobrir que eles eram criptografados e que nem o VLC e nem o aplicativo de vídeos padrão (o Totem) seriam capazes de reproduzi-lo sem alguns codecs extras.

Essas criptografias normalmente são feitas para tentar evitar, ou pelo menos dificultar, as cópias piratas do produto, alguns DVDs, mesmo originais, não tem essa característica, mas infelizmente no meu caso sim, entretanto, a solução é muito simples, veja só:

1 – O primeiro passo é ter os codecs instalados, é algo tradicional que aparece sempre nos nossos tutoriais de “O que fazer depois de instalar o Ubuntu“, mas que caso você não tenha instalado vale a pena reforçar, para instalar apenas clique no botão abaixo, você vai instalar o pacote ubuntu-restricted-extras (que pode ser instalado via terminal também se você desejar). 

HGCe12AF6Pes9N6nohswLrN2aKRsjI8b5tl jdB0F UBZMpSdt6ta0aWTcNV9kQBgu eG30Zdw9o6c3WmS0 ADsGN9FBKZcRVo7lNBiyxNILQj0rdaWe882 5q8e CvHERDLyShr

2 – O passo “2” consiste em instalar as bibliotecas responsáveis por descriptografar os DVDs que encontram-se nestas condições, normalmente elas são instaladas através do pacote que você instalou no “passo 1”, porém, para garantir que elas realmente tenham sido instaladas clique no botão abaixo, ele vai instalar o pacote libdvdread4.

NV10mIOZvYWhTUkJf2KtdxKAdFrzW1scbxdUme7irY9Uugg 9ZrW82 ZgWk pPQbHMZH0xBch OhGqqDvMjGbOeMutIIg2K0uMm8fO89nLV4qwQi49uwWng6JzgHHFiSWI2CZN n

3 – Agora o terceiro passo que é igualmente fácil, para fazer a instalação destes bibliotecas você vai precisar rodar o script que se encontra dentro da pasta /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh, você pode ir até lá pelo navegador de arquivos e dar dois cliques no arquivo mas eu ainda acho bem mais rápido fazer pelo terminal, então é só abrir ele, copiar este comando abaixo, colar, pressionar “enter”, digitar a sua senha, aguardar a instalação e pronto.

sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

Pode testar o seu DVD criptografado novamente e verás que agora ele está funcionando sem problemas.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!