NotíciasTestes e Benchmarks

O que é melhor? Um PC de US$ 10k ou um Mac de US$ 10k?

Uma coisa que me perguntam muito é sobre a minha opinião quanto aos produtos da Apple, especialmente os Macs e o iPhone, bom, vou tentar dar a minha opinião aqui sobre assunto aliada a uma curiosidade interessante, um comparativo entre máquinas de uma valor estimado semelhante.

Eu sou um admirador das construções de hardware da Apple, a integração hardware e software sempre gera algo interessante. Mas como já mostramos aqui, curiosamente, nem sempre o Mac OSX para ser o melhor sistema para o Mac, ou pelo menos não em todos os casos. Quem lembra do teste do Ubuntu em um Macbook onde o Linux teve um desempenho superior?

Que os aparelhos da Apple são de qualidade não me resta a menor dúvida, mas isso não quer dizer que eles sempre sejam superiores como muita gente diz. Vamos ver agora um vídeo comparativo, são duas workstations para produção audiovisual, ambos os computadores custam em torno de 10 mil dólares, observando as configurações de cada máquina (no final do vídeo) podemos até ver que tecnicamente falando algumas peças do PC são superiores, bom, confira o vídeo e depois continuamos 🙂

Como você pode ver, o PC saiu-se melhor no fim das contas. Podemos ver que o mesmo poder aquisitivo pode trazer resultados diferentes neste caso. Isso quer dizer que este Mac é ruim? É claro que não! Quer dizer que ele é menos bom, especialmente em seu custo benefício.

Custo/Benefício

É aqui onde a coisa pesa contra a Apple, especialmente no mercado brasileiro onde um Macbook pode custar facilmente mais de 10 mil reais em modelos nem tão extremos. O mesmo vale para os iPhones, são aparelhos bons, de fato, mas que não valem o que custam.

Se você tiver a oportunidade de comprar um Mac, ele será um bom computador, independe do sistema operacional que você vá usar nele, mas se você não é do tipo que tem dinheiro sobrando ele realmente não será uma boa opção, e cá entre nós, mesmo que eu tivesse dinheiro sobrando eu não pagaria 12 mil reais em um Macbook PRO, acredite, dá para fazer muita coisa com esse valor em um PC.

Como ter uma máquina veloz gastando menos?

Oh! Eis a mágica que todos querem. Quando você utiliza Linux existem várias otimizações de sistemas e interfaces que podem ser feitas com a intenção de reduzir consumo de memória, de processador e melhorar a agilidade do sistema, porém, supondo que você não queira usar Linux (ou queira, neste caso tanto faz), invista o seu dinheiro em um SSD.

Sem dúvida ter um bom conjunto de hardware, um processador bom, uma boa quantidade de memória, uma placa de vídeo decente, tudo isso fará diferente, mas realmente o maior “gargalo” das máquinas atuais e a taxa de transferência de dados dos HDs, reserve uma pequena parcela do que você gastaria em um Mac e coloque um SSD no seu computador, sinta a diferença.

E aí, você prefere PC ou Mac? Deixe a sua opinião nos comentários.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!