Sistemas operacionais

Munity: Ubuntu MATE prepara modificação na interface que o deixará com a cara do Unity

Eu sou suspeito para falar, claro, a maior parte de vocês sabe que eu gosto muito do Unity do Ubuntu, é a interface mais adequada e produtiva para mim há pelo menos uns 4 anos, porém, devo reconhecer que ela não uma das interfaces mais leves, o que fazer então quando você quer a mesma produtividade do Unity mas tem um hardware mais modesto? Parece que o pessoal do Ubuntu MATE acaba de nos dar uma opção.

Muitos usuários saudosistas do Linux acabaram migrando para o ambiente gráfico MATE com o passar do tempo, especialmente pela sua funcionalidade, maleabilidade, leveza e aparência que são elementos muitíssimo semelhantes aos do antigo Gnome 2. A verdade é que o desenvolvimento do MATE não para e sempre tem algumas novidades acontecendo, novos recursos sendo adicionados, novas ferramentas, e mais nova “peripécia” dos desenvolvedores é algo que eles estão chamando carinhosamente de “MUnity”.

Segundo os desenvolvedores a interface virá como uma opção que poderá ser ativada através do MATE Tweak nas opções de aparência do sistema. Ele basicamente imita o Unity, mas sem as Scopes e o HUD, com um menu global e uma barra superior e tudo. Será basicamente uma opção que você poderá habilitar se quiser no novo Ubuntu MATE 16.04 LTS.

Há ainda a informação de que a barra superior e a barra lateral são independentes uma da outra, o que permite por exemplo que o usuário instale um Dock como o Plank, Cairo Dock ou Docky no sistema, coloque os menus globais na parte superior, juntamente com a barra de notificações, e tenha uma experiência semelhante a de um Mac OS X.

O mais interessante disso é o conceito de funcionalidade e leveza que o sistema poderá oferecer, algo que me atraiu muito, o que você achou da opção? Lembrando que ela não será padrão do Ubuntu MATE, claro, será apenas um Tweak que caso o usuário queira, poderá ativar.

Fonte.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!