TutoriaisUbuntu

Ubuntu 16.04 LTS – Como mover a barra do Unity para baixo

Uma nova funcionalidade está sendo implementada no novo Ubuntu 16.04 LTS que sairá em Abril próximo, hoje vamos ver como mover a barra lateral do Unity para a parte inferior do desktop.

A função ainda é experimental mas vai agradar muitas pessoas que queria essa funcionalidade, você pode ver todo o procedimento em vídeo logo abaixo, é bom lembrar que o que vamos mostrar aqui funciona apenas no Ubuntu 16.04. LTS.

Se você quiser fazer no seu sistema também, além do vídeo acima aqui estão os passos que você precisa, primeiramente como mostrado acima é necessário baixar os pacotes .deb que trazem esta função para o Unity do Ubutu 16.04, baixe de acordo com a sua arquitetura:

– 32 bits

– 64 bits

Depois de baixar os arquivos e coloque-os todos dentro de uma pasta, depois navegue através do terminal até lá e rode o comando a seguir para instalar os pacotes:

sudo dpkg -i *.deb

Depois disso, para garantir que todas as dependências sejam satisfeitas rode o comando a seguir:

sudo apt-get install -f

Após fazer isso encerre a sua sessão e logue-se novamente, agora precisamos instalar o Dconf Editor, um programa para fazer configurações avançadas na interface no sistema, você encontra ele na Central de Programas do Ubuntu, para instalar pelo terminal faça o seguinte:

sudo apt-get install dconf-editor

O próximo passo é abrir o Dconf através do menu do Unity, como você pode ver na imagem abaixo:

Dconf Editor

Clique no menu e procure pela opção “launcher-position“, nela basta mudar a posição de “left” para “bottom” e pronto! A barra do Unity ficará na parte inferior.

Ubuntu 16.04 LTS

Como esta é uma modificação não oficial e o Ubuntu 16.04 está em pleno desenvolvimento é possível que as atualizações do sistema façam com que a barra volte para o lugar padrão, fazendo com que você tenha que instalar os pacotes e configurar novamente.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!