AplicativosLinux MintSistemas operacionais

X-Apps: Linux Mint prepara sua própria coleção de aplicativos

Parece que com o passar do tempo as distros Linux estão ficando mais individualistas, pelo menos as que tratam do usuário final, Ubuntu, Deepin, elementary OS e agora o Linux Mint são conhecidas por desenvolver interfaces e ferramentas próprias para seus sistemas.

O Linux Mint 18 que sairá neste ano além de trazer uma reformulação visual deverá trazer ainda mais novidades, especialmente no sentido técnico.

Apesar de prometer inovação, o Linux Mint busca um ambiente desktop tradicional e estável, por conta disso eles baseiam o seu sistema somente nas versões LTS do Ubuntu e até o momento, além de dar sustentação ampla às interfaces Cinnamon e MATE as principais aplicações do sistema eram ajustes das aplicações Gnome.

Como o Gnome está também “seguindo o seu caminho” com o estilo visual das aplicações e também com o Wayland como servidor gráfico no lugar no X e o Ubuntu está investindo no Mir como servidor gráfico o pessoal do Linux Mint pretende criar a sua própria solução para estas questões.

A ideia é criar forks de todas as aplicações de base do sistema para  que o Linux Mint tenha um ecossistema independente de outros projetos, eles estão chamando estas aplicações de X-Apps, um exemplo que foi dado pela equipe foi o “Xedit”, um editor que seria um fork do Pluma, outro editor que por sua vez já é um fork do Gedit do Gnome 2, como você pode ver na imagem abaixo:

Xedit Linux Mint - X-Apps

Mais informações sobre o novo projeto do Linux Mint podem ser vistas no boletim mensal no blog da distribuição.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!