EditorialOpen source

A polêmica dos “Refisefuqui”

Há muito tempo se fala no universo do software livre sobre “meta-distribuições”, ou como se escreve nos fóruns um “Refisefuqui”. Esse assunto é super-polêmico e até hoje tem-se uma “guerra” internet afora. Vou expressar nesse texto a minha opinião sobre o assunto.

O texto à seguir é de autoria do Yure Felipeto e não representa necessariamente a opinião do blog Diolinux sobre o assunto, este é um espaço do que nós abrimos para os leitores do blog, se você quiser mandar o seu artigo pra gente também acesse este link. Vamos ao texto:

Os que creem nesta teoria dizem que um “Refisefuqui” é uma “distribuição” Linux que não tem nada de novo a oferecer, e é apenas um sistema desnecessário e inútil, e que estas são um “lixo” e são um desrespeito ao software livre.

Penso que isso é um completo absurdo, pois a licença GPL diz que todo o programa pode ser usado para qualquer fim e as modificações nele feitas podem ser distribuídas. Então vê-se a clara contradição dos usuários que disseminam essa bobagem, porque qualquer um pode fazer o que desejar com o programa e distribuir.

Geralmente os usuários ditos avançados são os mais preconceituosos. A maioria o fazem por serem “fanboys” de outras distribuições como Arch Linux e Slackware. Esses “enchem a boca” dizendo “Só o Slackware é distribuição, Ubuntu é um lixo, elementary OS é um refisefuqui mal feito do Ubuntu […].”

Eu tenho estudado muito sobre Linux e GPL e nas minhas pesquisas em fóruns sempre tem um idiota e preconceituoso que acha que é o “mestre” no assunto. Alguns usuários até me insultaram me chamando indiretamente de “alienado” ou “ignorante”.

Acho que esse conceito lindo de comunidade que se fala não existe. Pelo menos até agora não vi um fórum em que os usuários realmente se importam com o projeto de Software Livre ou socialização em comunidade.

Então eu digo com sinceridade: você usuário novato não fique perdendo seu tempo em fóruns. Procure blogs e sites de confiança. E também não julgue o todo por alguns porque já me xingaram em sites porque acham que o recado é para todos. O recado deste texto é para os “Angry Users”, os que acham que são os “caras” e sabem tudo sobre Linux e são a palmatória do mundo.

Não caia nessa ideia de refisefuqui porque isso é nada mais do que um preconceito estúpido de algumas pessoas. Use a distro que quiser e seja feliz.

Nota do blog

Agradecemos ao nosso leitor Yure pelo material disponibilizado. Agora você pode usar os espaço de comentários abaixo para expressar a sua opinião sobre o assunto. Eu, Dionatan, ainda quero fazer um vídeo para explicar o meu ponto de vista sobre o caso no futuro, agora é a sua vez. O que você acha das remasterizações?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!