Testes e BenchmarksUbuntu

Ubuntu 14.04 com driver proprietário da AMD vs Ubuntu 16.04 com driver open source

Os benchmarks entre as duas versões são importantes para ilustrar o quanto os usuários de placas AMD podem ser afetados com a notícia do não suporte por parte da empresa da nova versão do servidor X que deve acompanhar as distribuições Linux à partir de Abril. Por conta deste empasse a Canonical, empresa por trás do Ubuntu, anunciou que apenas drivers de código aberto farão parte dos recursos do sistema, pelo menos em primeira instância, e isso deverá afetar as demais distribuições também, pelo menos as que usarem a mesma versão do X.

Para quem não entendeu as siglas, o fglrx é o driver proprietário da AMD para Linux até então, porém a empresa decidiu investir do desenvolvimento do driver open source, o AMDGPU, com a ajuda da comunidade Linux e das empresas que trabalham com o sistema, ele é um driver que vem diretamente com o Kernel Linux e em tese você não precisa instalá-lo, ao fazer a instalação do sistema a própria distribuição vai detectar a placa de vídeo que você está usando e vai ativar o driver correto.

O problema para os usuários da AMD, como eu comentei no vídeo abaixo, é que o AMDGPU tente a entregar menos desempenho que o driver proprietário, pelo menos por enquanto, a esperança é que ele melhore ao longo do tempo, para agravar a situação, quem quiser usar o driver proprietário no Ubuntu 16.04 LTS não poderá por conta da compatibilização que não foi feita por parte da AMD.

Para termos uma noção do quanto essa mudança afetará que tem hardware AMD e prefere usar Linux para jogar o pessoal da Phoronix fez um Benchmark comparando os dois drivers em ambos os sistemas, vamos analisar os gráficos.

Os testes foram realizados com as seguintes placas:

  • R9 270X
  • R9 285
  • R9 290
  • R7 370
  • R9 Fury

O Hardware utilizando em conjunto com estas placas no testes foi:

– Processador Intel Xeon E3-1280 v5 @ 4.00GHz (8 Núcleos)

– Placa-mãe MSI C236A WORKSTATION (MS-7998) v1.0

– Memória RAM 16GB (modelo não especificado)

– SSD 120GB Samsung 850

Benchmarks entre AMDGPU e driver proprietário
Benchmarks entre AMDGPU e driver proprietário
Benchmarks entre AMDGPU e driver proprietário
Benchmarks entre AMDGPU e driver proprietário

Estes foram os testes principais, com os os games mais populares, porém existem mais com resultados semelhantes que você pode conferir no site da Phoronix.

Podemos observar que em alguns casos o AMDGPU apresentou desempenho melhor do que o driver proprietário, como no Bioshock Infinite, podemos observar um ganho também em relação ao driver open source anterior existente no Ubuntu 14.04 LTS, mas mesmo assim, na maioria dos testes o drive proprietário ainda oferece um melhor desempenho.

Agora temos que esperar para ver como será o desenvolvimento do AMDGPU e torcer que com a integração dele com o Vulkan as coisas melhores.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!