TutoriaisUbuntu

Como instalar o Budgie Desktop no Ubuntu 14.04, 15.10 e 16.04

Mudar a interface do sistema é uma das coisas mais legais do Linux, pelo menos para quem gostar de personalizar e testar coisas diferentes. Hoje vamos mostrar para você como instalar o Budgie Desktop, ele é o ambiente gráfico oficial de uma distribuição Linux chamada Solus OS.

Antes de você instalar o Budgie Desktop pode ser interessante você dar uma olhada em como é o projeto Solus, é nele que você sempre terá as principais novidades referentes a este ambiente gráfico e bom, de quebra você conhece um sistema novo também, confira:

Agora vamos partir para instalação, porém, gostaria de fazer uma ressalva, a versão do Budgie disponível para o Ubuntu 14.04 LTS é uma versão mais antiga, desta forma ela não se parecerá com o que você viu no vídeo a mesmo que você instale o ambiente do Ubuntu 15.10 ou no Ubuntu 16.04 LTS que ainda está em desenvolvimento, tudo bem? Vamos continuar.

Como instalar o Budgie Desktop no Ubuntu 15.10 e 16.04

Para fazer a instalação você precisa adicionar o seguinte repositório: ppa:fossfreedom/budgie-desktop

Clique no menu do sistema, pesquise pelo aplicativo “Programas e Atualizações”, dentro dele clique no botão “Adicionar“, na janela que aparecer coloque o PPA acima, como no exemplo abaixo, posteriormente clique em “Adicionar Fonte“, clique em “Fechar“, agora é necessário fazer a atualização dos repositórios, se quando você fechar aparecer uma janela pedindo a atualização você pode fazer essa atualização apenas confirmando a ação, caso contrário, procure no menu do sistema pelo aplicativo “Atualizador de Programas” e deixe ele fazer uma atualização.

Como instalar o Budgie Desktop no Ubuntu

Agora basta instalar o software pela Central de Programas do Ubuntu clicando no botão abaixo:

86Xz hfWJ2d6LgPeN9qfDRPVf9H8rQXiMDHjIMiCCpeXOBbSiA35A5jKpJ rK JhThgYqWmD015iTmMBml9cKRwX uEJ2qYTOxoX

Se você já fez o procedimento acima você não precisa repetir usando o terminal, isto é apenas para aqueles que preferem fazer a instalação desta forma. Basta copiar todo este código abaixo e colocar no seu terminal, depois de colar pressione a tecla “enter“, digite a sua senha e pressione “enter” novamente, aguarde a instalação, ele estará disponível no menu do sistema depois que ela terminar.

sudo add-apt-repository ppa:fossfreedom/budgie-desktop -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install budgie-desktop -y

Como instalar o Budgie Desktop no Ubuntu 14.04 LTS 

Muito bem, esta parte do tutorial é para você que usa o Ubuntu 14.04 LTS ou algum derivado dele, o procedimento é o mesmo descrito anterior, porém, o endereço do PPA é outro. Para instalar o Budgie Desktop no Ubuntu 14,04 LTS você deve adicionar o seguinte PPA: ppa:evolve-os/ppa

Quem prefere fazer pelo terminal pode usar o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:evolve-os/ppa -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install budgie-desktop -y
Como instalar o Budgie Desktop no Ubuntu 14.04, 15.10 e 16.04

Independente do método que você tenha escolhido, ao término da instalação faça logoff no sistema (encerre a sessão) e na tela de login você poderá observa que existe um novo ícone perto do nome do seu usuário, clique nele e selecione a ambiente gráfico.

mudando a interface

Depois de escolher o ambiente digite a sua senha e logue-se no sistema:

Ubuntu com Budgie Desktop

É isso aí pessoal, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
TutoriaisUbuntu

Conheça e instale o Budgie Desktop no seu Ubuntu

Um novo ambiente de trabalho está chamando a atenção dos usuários de Linux nos últimos meses, trata-se do Budgie Desktop da distribuição Evolve OS, conheça mais detalhes e veja como instalar no seu Ubuntu.

Conheça o o Budgie Desktop

Não sei não mas acho que estamos vendo o nascimento de uma interface gráfica para concorrer com o Cinnamon do Linux Mint, claro que ele está muito recente ainda e tem poucas opções se compararmos com o ambiente do Mint mas algo me diz que ele está no caminho certo, não sei.

Menu Classic no Budgie Desktop

Este que você está vendo na imagem acima é a versão “Classic” do menu do Budgie, existe uma versão do menu que lembra o menu do Cinnamon, além de ser muito leve ele parecer ser muito estiloso lembrando também um pouco do menu do Chrome OS.

Menu Budgie Desktop

Como instalar o Budgie Desktop no Ubuntu

Abra o seu terminal e cole os seguintes comandos sequencialmente pressionando “Enter” após cada um deles:

sudo add-apt-repository ppa:evolve-os/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install budgie-desktop

Vale lembrar que este ambiente está em pleno desenvolvimento e pode ser que ele contenha bugs que podem prejudicar o seu desempenho, ele é altamente recomendado para testes para todos os que estiverem interessados.

Para entrar no Budgie Desktop depois de instalado é só fazer logoff na sua sessão atual e na tela de login mudar o ambiente gráfico pelo botão com o logo do Ubuntu.

Mude o seu Desktop

Para remover o Budgie do seu Ubuntu volte a se logar pelo Unity e rode os seguintes comandos:

sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:evolve-os/ppa

É isso aí pessoal, até a próxima!

Via: OMG!Ubuntu 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!