AplicativosDebianSistemas operacionaisTutoriaisUbuntu

Como instalar o Spotify no Ubuntu e no Debian (versão estável)

Neste mês os desenvolvedores do Spotify lançaram a primeira versão estável do cliente desktop do serviço para Linux, vamos conhecer as novidades e aprender a instalar.

Os desenvolvedores do Spotify finalmente liberaram a versão estável do player nativo para Linux dizendo: “A intenção era a de corrigir alguns dos problemas maiores e, em seguida, rapidamente lançar a versão estável. Isso nunca aconteceu, uma vez que depois de setembro, não tivemos desenvolvedores trabalhando no cliente Linux. Ainda há muitos problemas com esta versão do cliente para Linux, mas agora ele está muito melhor do que o antigo”.

Infelizmente a instalação oficial do Spotify pode ser um pouco complicada para leigos, não sei porque eles simplesmente não fazem um pacote .deb já que o suporte oficial é apenas para Ubuntu e Debian, até existem versões em .deb do Spotify, mas não da versão 1.0 estável.

Para tentar facilitar ao máximo a sua vida  eu juntei os comandos necessários em apenas um só, desta forma você precisará abrir o terminal, copiar o comando abaixo completamente e colar nele, pressionar a tecla “enter” digitar  a sua senha e aguardar a instalação:

sudo apt-key adv --keyserver hkp://keyserver.ubuntu.com:80 --recv-keys BBEBDCB318AD50EC6865090613B00F1FD2C19886 && echo deb http://repository.spotify.com stable non-free | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/spotify.list && sudo apt-get update && sudo apt-get install spotify-client -y
Instalando o Spotify no Ubuntu e no Debian

Depois deste processo você encontrará o Spotify no menu do seu sistema. 

Nota

O processo de instalação oficial do Spotify para Linux é simplesmente inaceitável para 2016, não quero dizer que não seja eficaz ou que não funcione, mas não é amigável para qualquer usuário, por mais que o processo seja simples como você pode ver.

Atualmente existe várias formas de tornar a instalação simples no Linux, o Linux é capaz de permitir uma instalação simples do Spotify, independente da distro, basta a empresa fazer, fica registrado aqui o meu protesto porque é por essas e outras que algumas pessoas ainda dizem que é preciso usar o terminal para fazer as coisas. A versão passada do Spotify permitia a instalação em dois cliques, algo que era muito mais simples e intuitivo para qualquer um com qualquer nível de conhecimento em informática.

Alternativas

Particularmente eu ainda prefiro acessar o Spotify pela interface Web através do Chrome ou outro browser, porém, isso limita alguns funcionalidades, como controlar o player pelo ícone do volume no Ubuntu, para situações como esta ainda é possível utilizar players que integram o Spotify e outros serviços como o Nuvola.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!