Open sourceSoftwaresTutoriaisUbuntu

Como instalar o Ubuntu apenas com Software Livre

Hoje vamos aprender uma coisa bem bacana, como instalar o Ubuntu usando apenas drivers e softwares de código aberto. Pouca gente conhece esta opção ao que me parece e ela poderia ser utilizada em vários lugares onde a filosofia do Software Livre tem maior necessidade de ser aplicada.

Existem várias formas de se utilizar da base Ubuntu em um computador (na verdade hoje em dia nem precisa ser um computador convencional, pode ser até uma geladeira), você pode instalar usando a ISO do Ubuntu Minimal e escolher cada pacote que vai no sistema, você escolher um dos vários “sabores” existentes, cada um com a sua interface e ainda há a instalação OEM, que eu mostrei em outro post há algumas semanas.

Qual a diferença?

Você pode se perguntar qual a vantagem de instalar o Ubuntu usando apenas Software Livre, bom de fato, tecnicamente não há muita vantagem, especialmente para um usuário comum como eu, talvez como você. Usando apenas Software Livre você não terá repositórios de drivers e codecs proprietários que normalmente o Ubuntu oferece para você disponíveis em primeira instância, seria uma experiência semelhante a de se usar o Trisquel GNU/Linux só que com o ambiente Unity.

Instalar apenas Software Livre é algo muito mais relacionado a filosofia de usar apenas Software Livre e incentivar o seu uso, este modo poderia ser utilizado em eventos onde o Ubuntu não foi utilizado por conter software proprietário na sua instalação (algo que praticamente todas as distros tem). Como o lema do Ubuntu é “Linux para seres humanos”, é possível também agradar aos que não gostam tanto da ideia de usar Software Proprietário e tudo isso com poucos cliques.

Como instalar o Ubuntu no modo “Free Software Only”

Depois de colocar o Ubuntu em um pendrive ou DVD bootável, na hora que o sistema estiver bootando pelo live DVD ou Live pendrive fique pressionando a tecla “Shift” até que as opções de idiomas e outras mais apareçam, assim como na imagem abaixo.

Ubuntu Free Software Only

Na tela superior, pressionando a tecla “F6” você encontrará o modo de instalação “Free Software Only”, você deverá ir até ele com as teclas de navegação e pressionar a tecla “Enter” depois disso volte a lista de opções normal e escolha a opção de “testar o Ubuntu sem instalar/Try Ubuntu without installing” ou a opção “Instalar o Ubuntu/Install Ubuntu” para fazer a instalação diretamente.

A instalação ocorre normalmente como na instalação padrão que já foi descrita e detalhada neste vídeo, você pode consultar para tirar as suas dúvidas, porém, existem algumas diferenças, como por exemplo:

Como instalar o Ubuntu apenas com Software Livre

Nesta tela acima, numa instalação padrão o Ubuntu ofereceria para o usuário a opção de instalar os codecs proprietários para rodar mp3 por exemplo, entro outros, e isso não acontece de agora. Outras diferenças incluem os drivers e repositórios:

Como instalar o Ubuntu apenas com Software Livre
Como instalar o Ubuntu apenas com Software Livre

O contra desta história é que eu que possuo uma placa Nvidia não poderia utilizá-la de maneira satisfatória, nem mesmo a minha resolução ficou correta, apenas usando Software Livre, infelizmente.

Como você pode ver os repositórios que contém software não-livre também estão desabilitados por padrão, entretanto, algo que possa talvez incomodar que é defensor do uso do software livre apenas é a lente da Amazon, para isso existe uma solução muito simples.

Abra o menu e procure por “Segurança e privacidade” e na aba “Pesquisa” simplesmente desabilite a opção de pesquisas online. Nesta mesma opção você tem outras opções de configuração de privacidade que podem ser feitas caso você deseje.

4L mkQtgoyMP

Caso você ainda não esteja satisfeito com apenas desligar a lenta da Amazon, é possível também removê-la, abra a Central de Programas do Ubuntu e procure por “Amazon” e remova  o pacote clicando no botão “remover” e é isso.

Amazon Diolinux

Agora você tem um Ubuntu instalado apenas com Software Livre, com todas as vantagens e desvantagens que isso pode lhe trazer. Vale lembrar que é possível fazer este procedimento de instalação em qualquer uma variante do Ubuntu (Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu, etc) e também é possível instalar outras interfaces do próprio Ubuntu caso você não curta tanto o Unity.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!