TutoriaisUbuntu

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Você já pensou em como são configurados os computadores que compramos nas lojas? Logo que você liga ele pela primeira vez o sistema está todo instalado e configurado mas mesmo assim você pode criar no momento da inicialização o seu usuário e colocar a senha que você desejar, este é o modo de instalação OEM (Original Equipment Manufacturer) e nós vamos aprender a instalar o Ubuntu desta forma hoje.

A instalação do Ubuntu no modo OEM permite que você pré-configure a instalação do sistema e distribua para o usuário onde ele terá apenas a necessidade de configurar o seu usuário, senhas e mais algumas preferências como localidade, idioma e teclado na primeira vez que o computador for ligado, isso permite que você como revendedor de computador personalize a instalação com drivers e programas para deixar o computador pronto para o seu cliente.

Fazendo a instalação do Ubuntu no modo OEM

A instalação em si acontece da mesma forma que o Ubuntu em uma instalação normal, então se você precisa de ajuda quanto a isso recomendo que veja o nosso tutorial em vídeo que te ensina a instalar o Ubuntu no sem computador com ou sem dual boot. Se você ainda não conhece muito bem o Ubuntu outros dois tutoriais que podem te auxiliar são os de: “Como baixar o Ubuntu” e “Como instalar o Ubuntu à partir de um pendrive“, ambos são vídeos bem antigos do canal mas que ainda funcionam corretamente.

Agora que você já tem o Ubuntu e já gravou a ISO em um DVD ou preparou o seu pendrive bootável é hora de fazer a instalação no modo OEM. Para poder escolher o modo OEM é necessário que você abra as opções na tela de boot do Ubuntu, para fazer isso, pressione a tecla SHIFT enquanto os sistema está dando boot, logo na primeira tela que você ver e você entrará neste modo.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Nesta tela navegue com as teclas de navegação (as setinhas do teclado) até a opção “Install Ubuntu” e pressione a tecla F4 para escolher o modo de instalação.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Selecione a opção “OEM install (for manufacturers)” e depois volte até a opção “Install Ubuntu” e pressione “enter” para continuar.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Nesta tela acima você deve escolher o nome do computador, na instalação OEM você vai fazer uma instalação prévia com informações que são temporários pois o usuário final é que vai personalizar o sistema em última instância. Então aqui você pode coloca rum nome descritivo.

A partir de agora a instalação do Ubuntu segue normalmente, na próxima tela você poderá ver se o computador atende os requisitos básicos para instalação e terá a oportunidade de já baixar atualizações e instalar o codecs, algo que pode ser interessante, afinal, você está preparando a máquina para um terceiro (cliente).

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

A próxima tela também é uma tela tradicional da instalação do Ubuntu onde você poderá escolher o particionamento dos discos.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Na próxima você escolherá a sua localidade, ou a localidade do seu cliente, porém, ele mesmo poderá fazer isso depois se quiser.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Na próxima tela você pode configurar o layout do teclado.

XNBIpgfNRI0bI9lc0TdLd4u4ErZ2kueTgg6wXgClUURyjDnPUC45ZuhwAqpV37YT ir9RyA0 ikbkefJmROU3CmG vE95F

Chegamos em um ponto importante. Agora você deve definir o usuário e senhas da instalação OEM, ambos serão temporários mas a senha será necessária para você fazer a preparação final do sistema, portanto não esqueça dela!

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Depois de clicar em “Continuar” a instalação irá continuar até se finalizar.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Após concluir a instalação será necessário reiniciar o sistema, como acontece também na instalação normal.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Preparando a instalação para o consumidor final

Agora estamos quase no final, depois que você fez a instalação previamente ao ligar o computador pela primeira vez depois da instalação você terá na área de trabalho um ícone chamado “Prepare for shipping to end user”, antes de clicar nele você pode fazer quaisquer mudanças que você deseje, como instalar ou remover programas, instalar drivers, configurações opções, etc.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Ao dar dois cliques no ícone da área de trabalho será necessário digitar a senha de root que você definiu na instalação.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Depois de digitar a sua senha a imagem abaixo aparecerá indicando que a configuração para o usuário final acontecerá no próximo reboot.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Esta etapa finaliza a instalação OEM, depois disso o computador está pronto para ser entregue para o seu cliente ou o consumidor final.

Na próxima inicialização do Sistema o Ubuntu exibirá as seguintes telas onde o cliente/usuário final poderá fazer as suas configurações pessoais.

Esta é a primeira tela que o novo usuário verá, ele deve escolher o seu idioma de preferência.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Depois de configuração teclado e região o cliente poderá criar o seu próprio usuário e senha.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Depois desta etapa o sistema criará o usuário novo e finalizará as configurações, na próxima inicialização o usuário já se logará com a conta que ele criou na etapa anterior.

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

E aqui finalizamos a instalação no modo OEM, o modo ideal que configurar o Ubuntu para vender juntamente com os seus computadores.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!