Sistemas operacionais

CubLinux – O Chrome OS que suporta aplicativos locais está disponível para download

A versão de testes do CubLinux está disponível para download, esta é a primeira release candidate do sistema que antes se chamava Chromixium OS, o sistema está mais polido e mais eficiente, confira as novidades.

Se você ainda não conhece o projeto CubLinux, talvez seja porque anteriormente ele seja chamava Chromixium OS, porém, o nome teve de ser alterado por conta da Google que entrou em contato com os desenvolvedores e solicitou a mudança.

Para você entender melhor do que se trata vamos resumir. Ele é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu que tem o mesmo conceito do Chrome OS da Google, ou seja, utilizar aplicações em nuvem, só que com um grande diferencial, poder utilizar aplicações locais normalmente também, como GIMP, Inkscape, Blender, etc.

No vídeo abaixo você confere a nossa review do sistema de quando ele ainda se chamava Chromixium OS, isso servirá para você ter uma ideia de qual é lógica de funcionamento do sistema. Quando a versão final do CubLinux sair nós faremos uma nova análise.

Cabe ressaltar que o agora chamado de CubLinux ainda não lançou a sua primeira versão estável depois da mudança de nome, então a versão disponível no momento deste post serve apenas para entusiastas e interessados no software e que por ventura possam ajudar os desenvolvedores a melhorá-lo.

Juntamente com a mudança no nome, o CubLinux também refinou a sua aparência e melhorou a sua forma de trabalho, enxugou ainda mais o sistema, dando um enfoque ainda maior nas aplicações online, sem esquecer de manter o suporte para aplicações locais. Atualmente ele é baseado no Ubuntu 15.10 e usa o Kernel Linux 4.2, está disponível em versões de 32 e 64 bits, sendo que a segunda é recomendada para que quer suporte a UEFI.

Baixe o sistema aqui na página oficial. 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!