Ubuntu

UbuntuBSD – Conheça o Ubuntu sem Linux!

Eis uma coisa interessante do software de código aberto, especialmente os sistemas operacionais, todos eles são feitos em algumas camadas, sendo que uma das mais importantes (se não for a mais) é o Kernel. 

O Linux é um Kernel que é utilizado por inúmeros projetos, e as distribuições Linux como o Ubuntu são um exemplo disso, porém, da mesma forma que você pode mudar a interface gráfica do sistema, de Unity para Gnome, de Gnome para KDE Plasma, etc, você também pode mudar o Kernel, e é justamente isso que o projeto UbuntuBSD visa, disponibilizar o Ubuntu com o Kernel FreeBSD.

Eu achei muito interessante este projeto, o Ubuntu com Kernel Linux já é base para muitos outros projetos que normalmente variam de acordo com as interfaces além das plataformas, como o Ubuntu Snappy Core, mas com uma variação de Kernel não é algo que se veja todo o dia.

O UbuntuBSD nasceu sob o lema “Unix para seres humanos”, em inglês, “Unix for human beings”, copiando de certa forma o lema do Ubuntu oficial (Linux for human beings), e a ideia por trás do UbuntuBSD é fazer o mesmo que o Ubuntu conseguiu fazer com o Linux nos últimos anos, torná-lo algo acessível até mesmo para leigos. A primeira versão do UbuntuBSD, ainda beta, está sob o codinome de “Escape From SystemD”, (nome mais zoeiro impossível hehehe) e está disponível no Source Forge para quem quiser se aventurar e testar.

Ubuntu BSD

A versão beta atual é baseada no Ubuntu 15.10 Wily Werewolf e ao contrário da versão tradicional que usa Linux como Kernel, o UbuntuBSD usa o kernel FreeBSD 10.1 com interface gráfica XFCE, ficando desta forma mais parecido com o Xubuntu, com Central de Programas e tudo e suporte para o sistema ZFS que deu um pouco de dor de cabeça para integrar ao Linux na versão tradicional por conta das licenças de software.

UbuntuBSD

A instalação ainda é feita em modo texto, algo semelhante a instalação do Ubuntu Minimal com Linux ou do Windows XP para quem é das antigas, e você pode instalar facilmente um servidor BSD para várias finalidades ou utilizar apenas como um Desktop convencional, talvez no futuro um instalador gráfico seja incluso, talvez seja o Ubiquity, utilizado atualmente no Ubuntu tradicional ou talvez possa ser o mesmo utilizado no PC-BSD que também é muito simples de utilizar.

Cabe alertar que, apesar de interessante, o projeto não tem relação direta com a Canonical, pelo menos por enquanto.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!