EditorialSistemas operacionais

Verdade ou Mito? Linux é apenas para programadores e profissionais de T.I.?

Linux é a cada dia mais simples de se utilizar, sempre estão surgindo ferramentas para facilitar a vida dos usuários, mas para quem procura “complicação”, uma distro Linux pode ser um sistema bem complexo. Por conta destas e outras é que existe um mito na internet de que “Linux é apenas para programadores”, vamos falar um pouco sobre isso…

Recebi um texto muito interessante do nosso leitor Adriano Barbosa Silva, Desenvolvedor em Python de São Carlos, SP, para falar sobre este “mítico mito”, eu tenho meus dois palitos para dar sobre o tema também mas o farei apenas no final, vamos ver o texto que ele nos mandou.

Vale lembrar que as opiniões logo abaixo não dizem respeito necessariamente à opinião do blog Diolinux sobre o assunto, este é um espaço que nós abrimos para que os nossos leitores possam se manifestar, se você quiser fazer como o Adriano e mandar o seu tutorial, texto ou sugestão pra gente consulte a área do leitor:

“É muito provável que você já tenha ouvido pelo menos uma vez alguém dizendo que o GNU/Linux é um sistema utilizado apenas por programadores e profissionais da área de TI. Embora seja comum ver este sistema sendo utilizado em setores como desenvolvimento ou administração de redes, indicando que seus usuários tem um conhecimento mais aprofundado na área de informática, isto não significa que a afirmação anterior seja verdadeira. 

Vamos tentar entender alguns dos motivos das pessoas verem o sistema como avançado ou específico para profissionais: 

Usuários antigos

Quando eu comecei a utilizar Linux, há 3 anos atrás, tudo era um pouco confuso e isto é natural, visto que se trata de um sistema operacional diferente do Windows que eu estava acostumado, era outro paradigma e outro tipo de experiência. Pedindo ajuda para alguns conhecidos que trabalham com computadores, eu ouvi o mesmo relato por diversas vezes: “Eu usei Linux em 2000, mas não dava não. Tinha que abrir terminal para fazer qualquer coisa e eu não conseguia compartilhar arquivos com ninguém, porque não abria no Word e no Excel.” 

Prestemos atenção em um ‘detalhe’ que nos dirá o motivo pelo qual nós não podemos deixar opiniões deste tipo influenciarem nossa experiência com algum sistema (sério, qualquer sistema). Leia a afirmação novamente e veja se você descobre… 

Sim, isso mesmo: 2000! Naquela época o Linux realmente era menos amigável e os processos de configuração do sistema eram mais complicados, muitos deles na linha de comando. Mas, com o tempo, as interfaces gráficas adicionaram cada vez mais assistentes para configurações e muitas distribuições passaram a oferecer gerenciadores de configurações próprios, uns muito bons outros nem tanto, mas mesmo assim no caminho certo. 

Tutoriais online 

Quando precisamos tirar dúvidas na internet, é muito comum vermos tutoriais nos ensinando a realizar algum procedimento usando, para isso, o terminal. Muitos usuários se sentem intimidados pela linha de comando, pensam que é necessário ser um super hacker para poder utilizá-la. 

Mas porque diabos os sites, blogs e comunidades postam tutoriais em linha de comando? 

Simples: porque há muitas interfaces gráficas disponíveis para o sistema e ela possuem gerenciadores de configurações diferentes. Para alguém postar um tutorial usando interface gráfica de maneira que ajudasse a todos os usuários, esta pessoa precisaria aprender a realizar as configurações em todas as interfaces existentes. Isso não é nada prático para uma pessoa que está postando o conteúdo com o intuito de ajudar sem receber nada em troca e também pode gerar outro problema: um usuário leigo saberia exatamente qual interface gráfica ele está usando ou como descobrir isso? 

A alternativa mais ‘simples’ é a linha de comando, pois não importa se você está utilizando o Gnome, o KDE, o Notion ou o WindowMaker, as chances do comando funcionar são muito grandes, todos os usuários podem utilizar e a pessoa que está postando o tutorial não precisa ter tanto trabalho assim. (Cá entre nós, não podemos exigir que o usuário de um fórum que quer nos ajudar de livre e espontânea vontade tenha que ‘se matar’ de pesquisar e testar algo em várias interfaces para, após nos ajudar, receber apenas um obrigado). 

Comunidade 

Infelizmente, em algumas comunidades existem usuários que tem comportamentos hostis com usuários novatos ou de outra distribuição (Entre no fórum do Debian e diga que você tem uma dúvida com o Ubuntu e você vai entender). Os comentários mais comuns que eu vi são:

“Se você não consegue configurar sua interface de rede pelo arquivo de configuração, então você deveria desistir do Linux.”, “Não venha perguntar neste fórum, use o da sua distro e nos deixe em paz.”, “Não há motivos para você perguntar sobre a instalação aqui, na documentação ensina” e a que eu acho a melhor de todas, que eu vi o moderador de uma distro respondendo em um fórum: “No site tem o binário, é só baixar e compilar, estou fechando o tópico por ele não acrescentar nada de útil para a comunidade”. 

Este tipo de atitude, além de ser inaceitável, faz o usuário novato pensar que ele já deve saber fazer tudo isso para poder começar a utilizar o Linux. Com este tipo de usuários a comunidade Linux como um todo é prejudicada e ganha a falsa sensação de que todos os usuários são grandes entendedores do sistema, quando a coisa não é bem assim. A maioria dos usuários que dizem saber compilar seus softwares não sabem realmente fazer isso. Eles digitam make install e pronto: tem o software instalado com as opções padrão, tendo o mínimo de aproveitamento que este tipo de instalação pode oferecer, mas pensam que sabem realmente compilar. 

Muitos usuários que se vangloriam por instalar uma distribuição manualmente e fazendo uso da linha de comando não sabem realmente como fazer isso, eles seguem tutoriais na internet e, geralmente copiam muitos dos passos. Mas peça para algum deles instalar o sistema do zero sem seguir nenhum tipo de tutorial e você verá que poucos deles sabem de fato fazer isso. 

O que eu estou querendo dizer com isso é: todas as pessoas devem ter respeito com as outras. Não importa se você sabe instalar o Linux do zero e criar sua própria distribuição, ou se você sabe como alterar a arquitetura do sistema para ele ser mais rápido, em algum momento de sua vida você não sabia nada ou sabia muito pouco e foi graças a pessoas que te respeitaram que você chegou onde está, então lembre-se que a pessoa que você esta pensando em ofender pode ter potencial para mudar os paradigmas de computação e mudar a maneira como VOCÊ utiliza a sua máquina. 

Tendo analisado estes tópicos fica a mensagem para os usuários novatos no Linux: 

Não deixe que comentários, postagens, reportagens ou relatos te desanimem de usar o sistema. Sistemas operacionais tem seus altos e seus baixos e nem sempre todas as pessoas se agradam com eles. O interessante é você testar e verificar por você mesmo quais vantagens e desvantagens o Linux pode te oferecer. Muito do que é visto por aí não é necessariamente a realidade, é possível utilizar o sistema apenas pela interface gráfica, tendo que recorrer à linha de comando apenas uma vez ou outra, bem como é possível utilizar o sistema apenas pela linha de comando.

Interfaces de rede, acesso a hardware, dispositivos e tecnologias geralmente são configuradas de maneira automatizada no Linux e você nem fica sabendo, apenas vê que funciona. Porém, se você quiser alterar ou criar suas próprias configurações, é possível também. Essa é uma característica muito interessante do Linux, você pode usá-lo como quiser seja você um usuário que entendo pouco de computação, um usuário casual, ou um power user que quer configurar tudo sozinho. 

Concluindo: Há muito tempo que o Linux deixou de ser um sistema que apenas usuários da área de computação conseguem usar e se tornou acessível a todos os tipos de usuários e situações. Qualquer dúvida ou dificuldade que você tenha com algum tutorial, provavelmente existem outros que podem ser mais claros e muitas pessoas que você pode recorrer e que podem te ajudar e te respeitar ao mesmo tempo, pois apesar de algum usuários hostis, a comunidade ainda se mantém muito prestativa, é necessário apenas engolir alguns pepinos de vez em quando.”

Nota do blog

Eu gostaria de agradecer ao Adriano pela sua contribuição e instigar a você que também tem algo a oferecer e mostrar para os outros que o faça também. Realmente Linux não é um sistema só para programadores, é para programadores TAMBÉM, se fosse um sistema só para programadores eu não poderia usá-lo, a não ser que programar despertador conte também.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!