Editorial

5 conhecimentos em TI que estarão em alta nos próximos anos

Para ter sucesso em qualquer carreira é importante saber em que áreas investir e quais competências desenvolver, certo? Isso também é válido para profissionais da Tecnologia da Informação.

Nesse caso, uma boa maneira de saber quais habilidades técnicas e estratégicas terão maior valor para o mercado em um futuro próximo, é pesquisando quais serão as próximas tendências na área, dessa maneira, o profissional pode se preparar melhor e garantir as melhores vagas do mercado! 

Pensando nisso, reunimos neste artigo cinco conhecimentos em TI que serão bastante procurados pelas empresas em 2016 e nos próximos anos. Será que você está pronto para aproveitar estas oportunidades? Confira:

1. Programação

A demanda por programadores de diferentes categorias deve crescer nos próximos anos. A gamificação, por exemplo, – tendência que leva elementos de jogos para dentro das organizações com o objetivo de aumentar o engajamento em treinamentos – deve gerar um aumento na procura por programadores de games nas empresas especializadas em soluções para o setor de Recursos Humanos.

Programação

Também vale destacar a programação mobile – conhecimento essencial para o desenvolvimento de aplicativos para smartphones e outros dispositivos móveis. Apps são produtos que devem continuar em alta nos próximos anos.

Veja também: DioCast sobre a profissão de programador com participação da galera do DEVnaESTRADA.

2. Desenvolvimento web

Segundo uma pesquisa feita pelo site americano especializado em assuntos de TI, o Computerworld, os desenvolvedores serão um dos dez especialistas em TI mais procurados em 2016. A alta demanda por estes profissionais pode ser explicada pela migração cada vez maior das empresas para os meios digitais.

Web Developer

Um dado que ajuda a reforçar a alta demanda por desenvolvedores web no Brasil este ano, é o levantamento feito pela empresa de consultoria IDC: 54% das organizações nacionais devem iniciar projetos de digitalização em 2016. 

3. Arquitetura de TI

O estudo de campo feito pela Computerworld também destacou a arquitetura de TI como uma das fortes tendências para os próximos meses: 42% das empresas analisadas disseram ter intenção de contratar especialistas nesta área este ano. Vale destacar o conhecimento em arquitetura de sistema avançado, como é o caso da arquitetura neuromórfica e de alta potência.

4. Segurança

Profissionais especializados em segurança da informação também terão alta procura nos próximos anos. É importante perceber que, com o aumento da complexidade do assunto, é necessário que sejam criadas novas e mais avançadas estratégias de proteção – especialmente quando pensamos em segurança de dados organizacionais. Isso deve refletir em um aumento no orçamento que as empresas reservam para as soluções de segurança.

Segurança da Informação

O especialista nesta área de TI deve estar preparado para identificar e reagir a ataques e para tomar medidas preventivas que protejam os serviços usados pelas organizações – isso inclui os sistemas baseados em nuvem e as interfaces de programação de aplicação (API) abertas para clientes e parceiros.

5. Gestão de projetos

Também é crescente a demanda por profissionais que ajudem a aumentar a qualidade dos produtos e serviços entregues pela empresa. Nesse contexto, é fácil entender porque o gestor de projetos será um dos profissionais mais procurados na área de TI nos próximos anos. Estes são especialistas em gerir prazos, definir metas, controlar orçamentos e avaliar a qualidade das soluções desenvolvidas. Por isso, são profissionais valiosos para o sucesso dos projetos de uma organização e a tendência é que tenham cada vez mais procura no mercado de trabalho.

Com quais destas oportunidades na área de TI você mais se identifica? O que acha das tendências no setor? Deixe a sua opinião nos comentários!

Este artigo foi enviado pelo nosso leitor Paulo Henrique Oliveira da Escola Linux, fica aqui o nosso agradecimento a ele. Se você quiser fazer como o Paulo e nos enviar um artigo para publicação aqui no blog use a área do leitor.

Ate a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!