Ubuntu

Analisamos o novo Ubuntu 16.04 LTS: Veja o que achamos!

O Ubuntu 16.04 LTS foi lançado há alguns dias e já deu tempo de você se acostumar com as novidades do sistema, certo? Muita gente ainda continua na antiga LTS e está pensando em migrar, ou muitas vezes está em outra distribuição Linux ou sistema operacional e está curioso para ver como este novo Ubuntu está, então, vamos mostrar para você as principais diferenças das versões anteriores para a nova.

Apesar do sistema trazer várias novidades interessantes como você vai ver no vídeo abaixo, muitos usuários tem relatados bugs, mas antes de falarmos deles você pode conferir a nossa análise para ficar por dentro de todas as coisas novas que chegaram com o “Xenial Xerus”.

Apesar das muitas coisas boas que o sistema trouxe, se compararmos com o Ubuntu 14.04.4 LTS ele realmente está com problemas de operabilidade e por incrível que pareça o Unity é uma das coisas mais estáveis nele, muito provavelmente por não ter mudando tanto nos últimos anos ele tenha atingido uma certa maturidade.

A maior parte dos usuários tem tido problema com a instalação de pacotes que estão fora na nova Central de Programas do Ubuntu (Gnome Software), como pacotes .deb do Google Chrome, Dropbox e por vai. Aqui você encontra uma possível solução para isso, mas pelo que pude averiguar trata-se de um bug legítimo que já está em processo de correção do Launchpad.

Quer saber o mais “engraçado” desse problema? Eu venho utilizando o Ubuntu 16.04 LTS desde os betas com a intenção de reportar os bugs, e nos betas eu conseguia instalar pacotes .deb normalmente pela Ubuntu Software, aí lançou a versão que deveria ter menos problemas e tem essa mancada, que coisa feia Canonical! Felizmente,  não é nada incorrigível ou não contornável.

Para além disso não tive mais problemas. Tudo o que eu sempre usei no Ubuntu 14.04 LTS está presente e muito mais rápido no 16.04 LTS, mas de fato, ele possui alguns diferenciais, por isso se você, mesmo vendo a review ainda está em dúvidas se deve ou não migrar, pode ser interessante que você leia o artigo “Tudo o que você precisa saber antes de migrar para o Ubuntu 16.04 LTS“, ele deve deixar as coisas ainda mais claras.

Conte pra gente como está sendo a sua experiência com o novo Ubuntu através dos comentários. 🙂

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!