TutoriaisUbuntu

Como atualizar do Ubuntu 14.04 LTS ou 15.10 para o Ubuntu 16.04 LTS

O Ubuntu 16.04 LTS está em fase de “congelamento”, isso significa que não devem ser adicionadas novas funcionalidades a ele até o seu lançamento final, no dia 21 de Abril. Aprenda agora a atualizar o seu Ubuntu para a nova versão sem precisar formatar o computador.

Muitas pessoas pediram um tutorial sobre como atualizar o sistema sem precisar formatar, então atendendo a pedidos é isso que vamos fazer hoje.

Considerações iniciais

Via de regra, é sempre melhor fazer uma instalação limpa, ou seja, baixar o novo sistema, fazer backup dos seus dados e formatar o computador do zero com novo Ubuntu, porém, se você quiser apenas uma atualização isso também é possível.

Leia também: Tudo o que você precisa saber antes de migrar para o Ubuntu 16.04 LTS

O que pode dar problema em uma atualização como esta é se você utilizar muitos PPAs, eventualmente numa atualização como esta alguns PPAs podem ainda não terem sido portados para o novo Ubuntu 16.04 LTS, isso pode acabar quebrando o sistema se os PPAs que você adicionou contém alguma biblioteca específica que você usa ou algum outro pacote sensível, então tenha cuidado.

Independente do método que você vai utilizar para usar o novo Ubuntu 16.04 LTS salve os seus arquivos para evitar qualquer complicação futura.

Como fazer a atualização sem formatar

Gostaria de fazer uma sugestão para você, desabilite os repositórios PPA que você eventualmente tenha habilitado antes de fazer a atualização mesmo que o programa de atualização faça isso por você depois, apenas por garantia. Vou usar o Ubuntu 14.04 LTS como exemplo que é a versão que a maior parte das pessoas utiliza.

Abra o menu e procura pelo aplicativo “Programas e atualizações” ou “Software e Updates”,

Ubuntu 16.04 LTS

Na janela que se abrir navegue até a aba “Outros Softwares” ou “Other Software”.

Atualização para o Ubuntu 16.04 LTS

Nesta janela desmarque todas as linhas que começam por “http://ppa….“. Aproveitando que você já está com esta janela aberta, vá até a aba “atualizações” ou “updates” e deixe da mesma forma com que é mostrado na imagem abaixo. Na opção de “Notifique-me de uma nova versão do Ubuntu” configure para “Apenas versões de longo suporte” ou “For long-term support versions“, se você usa o Ubuntu 15.10 você pode colocar essa configuração para “qualquer nova versão“.

GR1L kM8WVO1mGz s8jGHcOZAkn30nWvdjKwntnJxoMvdoz rmYrZdDp2F6Glw8wN8GrbD9xc8HPFc78tbb ZKb0PM29ljPRKNo2OvjNFRq Gpt8SHpo6MxcLysPtNCaCzQcr Kb

Feche a janela, agora estamos prontos para fazer o upgrade para a nova versão, aperte as teclas ALT+F2, essa combinação é semelhante ao “Windows+R” no sistema da Microsoft que abre o sistema de diálogo “executar” permitindo que você rode algumas aplicações, na janela que se abrir digite “update-manager -d” como na imagem abaixo.

ESh h1Hy7j C3sMWPFj3OeMr 3MFWXxjP83GB3YSDdP6dIt0k5CSzz98tu0yGERihY4aa HTQNkT9lEVVUIzIBQlYPpcyjhcGYnQGwBfr2eRukOSWCANCjuET4YjSdSmVE8q3hfs

É necessário que você tenha todas as atualizações do seus sistema em dia, se o atualizador acusar que são necessárias atualizações de softwares você deve fazê-las e depois refazer o procedimento de digitar o comando (na imagem anterior), se você tem todas as atualizações em dia você deverá ver uma mensagem como esta logo abaixo informando que ainda que você tenha todo o sistema atualizado existe uma nova versão do Ubuntu disponível para baixar.

Clique no botão “Upgrade” ou “Atualizar” e será necessário digitar a sua senha para prosseguir.

Atualizando para o Ubuntu 16.04 LTS

Na próxima janela você vê a tela de boas-vindas para o Ubuntu 16.04 Xenial Xerus com algumas informações sobre ela, observe que se você está fazendo essa atualização antes do lançamento da versão final do Ubuntu 16.04 LTS que deve acontecer no dia 21, você estará atualizando para um versão em desenvolvimento, porém, mesmo com esta versão basta ir atualizando o sistema que quando a versão final for lançada você a terá no seu computador.

Atualização para o Ubuntu 16.04 LTS

Se você quiser prosseguir com a instalação clique em “Upgrade” e serão baixados alguns componentes para efetuar a atualização.

Atualização para o Ubuntu 16.04 LTS
Atualização para o Ubuntu 16.04 LTS

Como eu tinha comentado anteriormente, o próprio atualizador irá se encarregar de desabilitar os PPAs, apenas feche a janela, se você quiser utilizá-los novamente na pós-atualização será necessário habilitá-los manualmente no mesmo aplicativo da primeira imagem deste tutorial, o “Software and Updates“.

hp3juTTog5F mxt7mOApKEo2aaoDylgRh8cYuKixIkNQahzZvak2GE0TLo5A3K3Ke185YdsnoO73l1 DT4Z1Ps12Zd4COGBYZ ohGWulv4zt4

Apenas aguarde o processo ser concluído e reinicie o computador ao final e pronto! Você está no Ubuntu 16.04 LTS. Quem preferir fazer uma instalação limpa, ainda que seja para a versão em desenvolvimento pode baixar as ISOs do site oficial.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!