TutoriaisUbuntu

Como desabilitar a sessão convidado na tela de login do Ubuntu

Hoje vamos aprender a desabilitar a  opção de logar-se como convidado na tela de login do Ubuntu, o LighDM.

A “sessão de convidado” aparece normalmente na tela de login do seu Ubuntu, ela é padrão do sistema. Essa sessão serve basicamente para ser possível utilizar o sistema sem precisar fazer login com algum usuário, obviamente o usuário convidado (guest) não tem acesso a funções e configurações mais profundas do sistema, todos os arquivos criados nesta sessão são apagados assim que ela é encerrada também ou quando o computador é desligado.

Esse modo normalmente é utilizado, pelo menos por mim, para deixar que algum amigo/família use o computador para acessar a internet sem precisar me preocupar com qualquer “bagunça” que eles poderiam fazer no meu usuário.

Por “N” motivos você pode quer desabilitar a sessão de convidado, seja para que ninguém não autorizado possa mexer no seu computador ou por qualquer outra questão de segurança, então vamos fazer isso de uma maneira bem simples, basta fazer uma configuração dentro do arquivo do LightDM (o gesto de login).

Abra o terminal, copie todo o comando abaixo e cole, pressione a tecla “enter”, digite a sua senha e pressione “enter” novamente:

sudo mkdir /etc/lightdm/lightdm.conf.d && sudo sh -c 'printf "[SeatDefaults]nallow-guest=falsen" > /etc/lightdm/lightdm.conf.d/5no-guest.conf'

É só isso, reinicie o computador e você vai ver que agora a opção de sessão de convidado não aparece mais, se você quiser reverter o processo e fazer com que a sessão de convidado apareça novamente apenas cole o seguinte comando no terminal:

sudo rm /etc/lightdm/lightdm.conf.d/no-guest.conf

Reinicie o computador e você terá a opção de volta.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!