Como desabilitar a sessão convidado na tela de login do Ubuntu - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Como desabilitar a sessão convidado na tela de login do Ubuntu

Hoje vamos aprender a desabilitar a opção de logar-se como convidado na tela de login do Ubuntu, o LighDM.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

/ por Dionatan Simioni
Hoje vamos aprender a desabilitar a  opção de logar-se como convidado na tela de login do Ubuntu, o LighDM.

Desabilitar Ubuntu Guest Session




A "sessão de convidado" aparece normalmente na tela de login do seu Ubuntu, ela é padrão do sistema. Essa sessão serve basicamente para ser possível utilizar o sistema sem precisar fazer login com algum usuário, obviamente o usuário convidado (guest) não tem acesso a funções e configurações mais profundas do sistema, todos os arquivos criados nesta sessão são apagados assim que ela é encerrada também ou quando o computador é desligado.

Esse modo normalmente é utilizado, pelo menos por mim, para deixar que algum amigo/família use o computador para acessar a internet sem precisar me preocupar com qualquer "bagunça" que eles poderiam fazer no meu usuário.

Por "N" motivos você pode quer desabilitar a sessão de convidado, seja para que ninguém não autorizado possa mexer no seu computador ou por qualquer outra questão de segurança, então vamos fazer isso de uma maneira bem simples, basta fazer uma configuração dentro do arquivo do LightDM (o gesto de login).

Abra o terminal, copie todo o comando abaixo e cole, pressione a tecla "enter", digite a sua senha e pressione "enter" novamente:
sudo mkdir /etc/lightdm/lightdm.conf.d && sudo sh -c 'printf "[SeatDefaults]\nallow-guest=false\n" > /etc/lightdm/lightdm.conf.d/5no-guest.conf'
É só isso, reinicie o computador e você vai ver que agora a opção de sessão de convidado não aparece mais, se você quiser reverter o processo e fazer com que a sessão de convidado apareça novamente apenas cole o seguinte comando no terminal:
sudo rm /etc/lightdm/lightdm.conf.d/no-guest.conf
Reinicie o computador e você terá a opção de volta.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo