Como instalar o novo Kdenlive no Ubuntu 16.04 LTS e derivados - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Como instalar o novo Kdenlive no Ubuntu 16.04 LTS e derivados

Como instalar o Kdenlive no Ubuntu 16.04 LTS

sexta-feira, 22 de abril de 2016

/ por Dionatan Simioni
Os desenvolvedores do Kdenlive anunciaram três novos PPAs para download do editor de vídeo. Vamos conhecer agora como instalar cada uma destas versões.

Kdenlive no Ubuntu 16.04 LTS




Eu uso muito o Kdenlive! Posso afirmar sem medo de errar que ele é o melhor editor de vídeos grátis do mundo! Com ele você consegue editar vídeos no mesmo nível de Premiere e Vegas sem muito problema.

Kdenlive Dark Theme Ubuntu 16.04 LTS


Como eu acompanho a lista de e-mails dos desenvolvedores do software acabei de ficar sabendo que o Kdenlive agora possui 3 novos PPAs para ser instalado no Ubuntu 16.04 e seus derivados.

Os PPAs são os seguintes:

ppa:kdenlive/kdenlive-stable = última versão estável.

ppa:kdenlive/kdenlive-testing
= última versão em desenvolvimento.

ppa:kdenlive/kdenlive-master = versões mais recentes ainda, normalmente não testadas.

Vale lembrar que o Kdenlive também está disponível via Central de Programas, porém, a versão é um pouco mais antiga do que a disponível via PPA.

Como usar os PPAs?


Os PPAs funcionam como qualquer outro, entretanto, se você ainda tiver dúvidas sobre o que são e como utilizá-los basta consultar este artigo e tirar todas as suas dúvidas. PPAs podem ser facilmente instalados via terminal, porém, este não é o único jeito, é possível fazer a instalação também utilizando um método gráfico, para aprender como fazer isso basta clicar aqui.

Abra o menu e procure pelo aplicativo "Programas e atualizações" dentro dele encontre a aba "Outros Programas" e clique em "Adicionar..." e cole o PPA desejado, por questões de estabilidade eu recomendo a versão estável.

Kdenlive PPA

Clique em "Fechar" e será necessário recarregar a lista de repositórios. Depois você pode instalar o Kdenlive normalmente pela Central de Programas.

Aguarde a instalação e pronto! Seu novo Kdenlive estará disponível através do menu do sistema. O mesmo processo vale para qualquer PPA que você desejar utilizar.

Adicionais para deixar o Kdenlive mais elegante


Eu não sei quanto tempo você passa editando, eu passo muito! E uma interface escura pode vir a calhar, então pode ser interessante instalar um complemento chamado kde-runtime que irá permitir algumas customizações visuais e inclusive adicionar alguns eventuais ícones faltantes ao programa. 

Instale clicando no botão abaixo:

Se preferir instalar pelo terminal:
sudo apt install kde-runtime
Agora você poderá fazer alguns configurações, abra o Kdenlive vá até configurações>>style e selecione "Breeze", depois disso vá em configurações>>theme e selecione "Breeze Dark" e seu Kdenlive se parecerá com o meu:

Kdenlive Dark Theme

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo