SoftwaresTutoriaisUbuntu

Como instalar o novo Kdenlive no Ubuntu 16.04 LTS e derivados

Os desenvolvedores do Kdenlive anunciaram três novos PPAs para download do editor de vídeo. Vamos conhecer agora como instalar cada uma destas versões.

Eu uso muito o Kdenlive! Posso afirmar sem medo de errar que ele é o melhor editor de vídeos grátis do mundo! Com ele você consegue editar vídeos no mesmo nível de Premiere e Vegas sem muito problema.

Kdenlive Dark Theme Ubuntu 16.04 LTS

Como eu acompanho a lista de e-mails dos desenvolvedores do software acabei de ficar sabendo que o Kdenlive agora possui 3 novos PPAs para ser instalado no Ubuntu 16.04 e seus derivados.

Os PPAs são os seguintes:

ppa:kdenlive/kdenlive-stable = última versão estável.

ppa:kdenlive/kdenlive-testing = última versão em desenvolvimento.

ppa:kdenlive/kdenlive-master = versões mais recentes ainda, normalmente não testadas.

Vale lembrar que o Kdenlive também está disponível via Central de Programas, porém, a versão é um pouco mais antiga do que a disponível via PPA.

Como usar os PPAs?

Os PPAs funcionam como qualquer outro, entretanto, se você ainda tiver dúvidas sobre o que são e como utilizá-los basta consultar este artigo e tirar todas as suas dúvidas. PPAs podem ser facilmente instalados via terminal, porém, este não é o único jeito, é possível fazer a instalação também utilizando um método gráfico, para aprender como fazer isso basta clicar aqui.

Abra o menu e procure pelo aplicativo “Programas e atualizações” dentro dele encontre a aba “Outros Programas” e clique em “Adicionar…” e cole o PPA desejado, por questões de estabilidade eu recomendo a versão estável.

Kdenlive PPA

Clique em “Fechar” e será necessário recarregar a lista de repositórios. Depois você pode instalar o Kdenlive normalmente pela Central de Programas.

LXutLAPJok3BWv3Z1DiycmPywo88epIAy5TN0wq Jd2ee9iBXdZQalFITa2P8EBqOhrSZ R VumEPgcX SM2dFwJ3cKtwWbsy4bEmoYjMWYiNzaTdK1CJPSgjr34tn ZQlS2JUNI

Aguarde a instalação e pronto! Seu novo Kdenlive estará disponível através do menu do sistema. O mesmo processo vale para qualquer PPA que você desejar utilizar.

Adicionais para deixar o Kdenlive mais elegante

Eu não sei quanto tempo você passa editando, eu passo muito! E uma interface escura pode vir a calhar, então pode ser interessante instalar um complemento chamado kde-runtime que irá permitir algumas customizações visuais e inclusive adicionar alguns eventuais ícones faltantes ao programa. 

Instale clicando no botão abaixo:

vf0vXPdWQsx9QQO0zTNhRZ5 A 35s07xpX5sIYliGP

Se preferir instalar pelo terminal:

sudo apt install kde-runtime

Agora você poderá fazer alguns configurações, abra o Kdenlive vá até configurações>>style e selecione “Breeze“, depois disso vá em configurações>>theme e selecione “Breeze Dark” e seu Kdenlive se parecerá com o meu:

Kdenlive Dark Theme

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!