TutoriaisUbuntu

Como instalar o Nvidia CUDA no Ubuntu e derivados

Olá você! Hoje vamos aprender a instalar o Nvidia CUDA Toolkit no Ubuntu e consequentemente em seus derivados, é muito mais simples do que você imagina, vamos lá?

CUDA ou “Compute Unified Device Architecture” é um projeto da Nvidia com suas GPUs para fazer com que as mesmas possam trabalhar de forma paralela resolvendo algoritmos complexos que originalmente eram tratados pela CPU. 

Esta tecnologia tem um uso bastante variado, seja para realizar cálculos para propriedades físicas em jogos, identificar placas ocultas em artérias, analisar fluxo do tráfego aéreo e até mesmo visualização de moléculas.

“Trocando em miúdos” a existência dos CUDA cores e ativação deles na sua placa Nvidia podem melhorar um pouco o desempenho do sistema. Eu percebi uma melhora significativa dentro de games, aumentando a sua fluidez e também ao editar vídeos com o Kdenlive, ainda que o ffmpeg não estivesse configurado para renderizar via GPU, a fluidez do programa em si foi notável. Através da instalação dos pacotes à seguir você também poderá renderizar via GPU no Blender.

A dica vale para qualquer distribuição Linux, bastando instalar os mesmos pacotes à partir do seu gerenciador de software, no exemplo eu irei usar o Ubuntu, neste caso o sistema possui os pacotes CUDA dentro do seu próprio repositório, dependendo da distro que você utilize, isso pode variar.

Você pode instalar os pacotes responsáveis pelo funcionamento correto do CUDA no seu Ubuntu clicando nos botões abaixo:

nvidia-cuda-toolkit
nvidia-cuda-toolkit
 nvidia-modprobe
nvidia-modprobe

Se você preferir fazer a instalação pelo terminal use o seguinte comando:

sudo apt-get install nvidia-cuda-toolkit nvidia-modprobe

O processo pode demorar muito, os pacotes que serão baixados tem mais de 600MB de tamanho, então caso você não tenha uma internet rápida fica o alerta.

Ao final do processo eu recomendo reiniciar o computador. Depois de reiniciar comece a testar as suas aplicações e perceba a diferença que faz, claro, milagres de desempenho não existem mas em aplicações que exigem um pouco mais da sua placa de vídeo a diferença é notável. 

Um exemplo que eu posso dar é o game “The Witcher 2” que antes eu não conseguia jogar na qualidade “ultimate” à 60 FPS (GTX 960) e depois desta instalação foi possível. 

Se você quiser, pode baixar também os pacotes CUDA diretamente do site da Nvidia.

Se você testar, conte pra gente se para você o recurso deu resultado ou não, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!