NotíciasUbuntu

Definida data de lançamento do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak

A Canonical liberou o calendário de lançamentos do novo ciclo de desenvolvimento do Ubuntu, a versão 16.10, que como o nome indica sairá em Outubro.

Recentemente nós descobrimos o nome da nova versão do Ubuntu e assim que o Ubuntu 16.04 LTS saiu começou o ciclo de desenvolvimento do Yakkety Yak.

Hoje nós já sabemos qual o cronograma de lançamentos desta nova versão, que é esta aqui:

– Alpha 1 – 30 de Junho (vale para o flavors)

– Alpha 2 – 28 de Julho (vale para o flavors)

– Congelamento de recursos – 18 de Agosto

– Beta 1 – 25 de Agosto (vale para o flavors)

– Congelamento de interface – 08 de Setembro

– Beta final – 22 de Setembro

– Congelamento do Kernel – 06 de Outubro

– Release Candidate – 13 de Outubro

– Ubuntu 16.10 final – 20 de Outubro

Já faz alguns anos que o Ubuntu “original” não lança versões “alphas e “betas iniciais”, mesmo  assim essas releases ainda fazem parte das “flavors” do Ubuntu, ou seja, Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu e por aí vai…

Mesmo com o Ubuntu deixando de lançar essas versões as daily builds continuam disponíveis, o que de uma forma ou de outra se torna equivalente.

Existem também, como você pode ver no calendário, fases de congelamento,  no dia 18 de Agosto os recursos adicionados ao sistema são congelados para que à partir deste momento apenas bugs sejam corrigidos, o mesmo vale para o congelamento da interface e do Kernel, nos dias 8 de Setembro e 6 de Outubro, respectivamente.

Novidades desta versão

As principais novidades esperadas para esta versão são a inclusão do Unity 8 como interface padrão, o Mir como servidor gráfico padrão e também uma adoção mais plena  dos pacotes Snappy.

O Ubuntu 16.04 é uma LTS que tem suporte de 5 anos com o Unity 7, uma versão já muito estável, como o Ubuntu 18.04 LTS ainda está longe de sair mas é uma LTS e é necessário que o ambiente esteja estável, o 16.10 é uma boa hora para inserir e testar coisas novas.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!