Fedora

Depoimento de um usuário de Fedora

E aí, tudo certinho por aí? Como diziam “na minha época”, comigo “tá tudo a pampa”, seja lá que isso signifique… por fim, você deve saber que nós gostamos de dar voz ao nosso público aqui no blog, especialmente quando algum leitor ou leitora conta a sua história e mostra como começou a usar Linux, quais foram os caminhos percorridos e por aí vai.

Nessas horas é que a gente percebe o quanto somos parecidos, fazemos as coisas por motivos semelhantes muitas vezes e mesmo pensando de maneira similar e fazendo escolhas parecidas acabamos em pontos, ou distribuições, diferentes. Hoje você vai conhecer a história do nosso leitor Anselmo  Riker.

“Meu nome é Anselmo Riker, sou do Rio de Janeiro e venho aqui compartilhar, como o Blog de Diolinux me ajudou a me tornar usuário do Linux, e também do Linux Fedora.

Desde cedo quando comecei a usar computadores, achava estranho e me perguntava, já que existiam vários tipos de programas, será queexistiam outros sistemas Operacionais também?. 

As primeiras respostas que tive, era que só existia o Windows e como adolescente questionador na época, continuei perguntando, até que descobri que existiam outros sistemas, mas segundo as pessoas que me respondiam, eram ruins, e pra nada serviam.

Depois dos 20 anos, resolvi comprar meu primeiro computador e como já possuía um iPad e não gostava do Windows, (achava ele feio, lento e a questão dos vírus me incomodava demais) resolvi me aventurar em um MacBook achando que o sistema era igual ao do IPad, pura enganação, levei uma surra para aprender, mas depois foi uma experiência incrível, que me fez desistir de vez do Windows, e passar a amar sistemas UNIX (sem kernel DOS). 

Com o passar do tempo, resolvi pesquisar sobre o Linux, aprendi no blog Diolinux a fazer dual boot, foi assim que cheguei ao mundo Linux.

Como quase qualquer usuário recém chegado, comecei com o Ubuntu , depois parti para o Pinguy OS e depois para o Linux Mint; como qualquer aventureiro, sempre baixei outras ISOs e as deixei salvas no meu HD externo para um dia testar.

Um belo dia viajei, para a casa dos meus parentes em MG onde a internet não era muito boa. Entre as minhas venturas de customização meu Mint, o Cinammom deu um bug sinistro, na época eu ainda era novo no Linux, e estava testando o Mint há algumas semanas apenas, acabei desistindo do mesmo

devido ao erro, fui eu retornar para o Ubuntu, e para minha surpresa, a ISO que eu possuía estava corrompida. Foi então que percebi que a do Fedora não estava. Como eu havia acabado de ver um tutorial no Diolinux sobre o Fedora 21, resolvi baixar a ISO e deixar ela guardada para um dia testar, e esse era o momento, então decidi testar, queimei a ISO no pendrive, usando o computador com Windows do meu tio e parti para o abraço no meu notebook, foi ai que começou meu caso de amor com o Fedora com Gnome Shell.

Hoje uso ele em casa, no trabalho, e ajudei o setor de TI da empresa onde trabalho a trocar todas as 80 máquinas dos consultores de vendas para Linux Fedora só que com KDE, que ao meu ver é mais fácil para alguém que vem do Windows. 

Hoje inclusive possuo um blog onde tiro dúvidas apenas sobre Fedora chamado RikerLinux. Tudo isso graças ao excelente trabalho que vocês da equipe do blog Diolinux fazem. Muito obrigado pelo excelente trabalho, Meus parabéns.

Por Anselmo Riker, Gerente de Recursos Humanos, usuário e Blogueiro de Linux Fedora”

Quero agradecer muito pela mensagem do Anselmo, é ótimo saber de que alguma forma o nosso trabalho inspiro outras pessoas e que estas pessoas agora estão ajudando outras mais. Quero dizer que você que está lendo também pode contar a sua história aqui, existem muitos depoimentos já postados e você pode aparecer também, basta nos enviar um e-mail.

Neste mês de Abril o Diolinux está completando 5 anos de existência e você pode nos mandar depoimentos, vídeos e perguntas para aparecer no vídeo especial de 5 anos que nós vamos produzir, saiba mais clicando aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!