AplicativosSoftwares

Conheça 3 boas ferramentas para você detectar plágio em documentos e textos

Está desconfiado de que aquele trabalho que o seu aluno fez foi copiado da internet? Infelizmente essa é uma pratica muito comum no meio acadêmico, mas não só nele, o plágio de conteúdo estende-se por muitos outros lugares, incluindo blogs e sites. Hoje você vai conhecer duas ferramentas que te ajudam dedurar os plagiadores.

Existe uma infinidade de ferramentas para buscar pelos famosos “copiões” de trabalho alheio, mas é complicado achar alguma que seja muito efetiva em seu trabalho, também existem alguns programas que você pode instalar no seu computador, mas de todos os que eu pesquisei apenas um tinha versão para Linux e não era lá grande coisa.

Isso nos deixa com poucas opções, ou usamos o Wine para rodá-los  já que a maioria destes programinhas é relativamente simples e funciona sem maiores problemas, ou utilizamos soluções online, existem muitos sites também para esta finalidade, eu resolvi destacar aqui três que eu achei mais competentes.

Veja também: Aprenda a utilizar o Wine e o PlayOnLinux para rodar programas do Windows no Linux

Eu resolvi entrar na busca por esse tipo de ferramenta por conta de um pedido de um leitor do blog chamado Marco Antonio Magalhães Pereira, eu sempre tento atender a todos na medida do possível, e esse assunto também veio a calhar também, pois como a maior parte de vocês sabem eu também sou professor.

Dentro da minha experiência, sempre que investiguei trabalhos para verificar se eles não tinha sido copiados de algum outro lugar em simplesmente utilizei o Google para isso e dentro das minhas exigências objetive resultados satisfatórios, porém, pesquisar por trechos dentro de trabalhos extensos pode dar muito trabalho, especialmente se o trabalho em questão não está postado na internet completamente, muitas vezes apenas o seu arquivo está e não seu conteúdo escrito.

Para isso que existem essas ferramentas específicas, eu encontrei 3 das quais eu pude testar e aprovar, algumas possuem restrições de uso, você tem um limite de consultas para fazer por dia, para mais você precisa comprar uma conta premium, o que eventualmente libera alguns recursos a mais, são eles:

Plagium

Plagtracker

DOCXWEB

Espero que eles te ajudem no seu trabalho, até uma próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!