NotíciasSistemas operacionais

ICQ lança App Desktop para Linux, veja como baixar e instalar

O aplicativo de mensagens instantâneas ICQ acaba de ter uma versão lançada para a plataforma Linux. Com um visual limpo e interface intuitiva, além do alto desempenho, o aplicativo leva todos os recursos para o sistema operacional de código aberto.

A versão para Linux oferece bate-papos pessoais e em grupos, sincronização de histórico, permite compartilhar arquivos de até 4GB, envio de mensagens de voz (incluindo reconhecimento da fala) e uma grande coleção de adesivos.

A compatibilidade do novo ICQ foi testada com as mais populares versões do Linux. O ICQ para o sistema operacional está disponível em www.icq.com nas versões x32 e x64. Com a nova versão, o ICQ foi consideravelmente acelerado, o que será especialmente benéfico para os usuários. Significa que ele abre instantaneamente e usa muito menos memória do que as versões anteriores.

Usuários do Linux também poderão usar o bate-papo ao vivo que pode conter mais de 10.000 pessoas ao mesmo tempo. Em adição, instruções para construir uma versão do Linux do ICQ baseado em seu código aberto foram inseridas no GitHub.

Como rodar a aplicação?

Depois de efetuado o download você terá um arquivo binário com o nome de ICQ, por questões de organização eu recomendo que você crie uma pasta com o mesmo nome (ICQ) dentro da sua pasta home e coloque o arquivo dentro dela pois quando você executá-lo pela primeira vez ele vai criar pastas e arquivos auxiliares. Para que ele funcione apenas verifique o mesmo está com permissões de execução clicando com o botão direito sobre ele e indo até a opção “propriedades” e na aba de permissões marcando a opção de executar como um programa.

ICQ no Linux

Depois deste pequeno ajuste basta dar dois cliques no arquivo “ICQ” e o programa se abrirá com a opção de você digitar o seu número da mesma forma com que faz no seu Smartphone, adicionalmente é colocado um ícone na sua barra superior na área dos indicadores se você estiver usando Ubuntu como eu, para facilitar o acesso ao programa para posteridade você também pode fixá-lo na barra lateral do Unity ou na barra de tarefas da interface que você está usando.

ICQ no Linux

Na imagem acima você pode ver o exemplo de arquivos extras que o software cria, o motivo de, por organização, colocá-lo dentro de uma pasta. Na imagem acima você também pode ver o ícone indicador.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!