KDEUbuntu

KDE Neon agora suporta o Ubuntu 16.04 LTS

Com o iminente lançamento do Ubuntu 16.04 LTS é natural que os projetos que são derivados dele comecem “a se mexer” para comapatilizar seus pacotes, o projeto KDE Neon é um deles.

O KDE Neon surgiu no início deste ano com a proposta de trazer as últimas versões de tudo o que o KDE contém com a base popular do Ubuntu, saiba mais aqui. O líder deste projeto é Jonathan Riddel, ele se desentendeu com a Canonical e saiu da equipe do Kubuntu no ano passado também e acabou saindo do projeto e criando o KDE Neon, a versão divulgada até então do KDE Neon era compatível apenas com o Ubuntu 15.10.

Apesar o projeto KDE Neon ter a intenção de gerar uma ISO com o KDE puro, ele basicamente é um repositório para as aplicações mais rescentes, ele se encaixa naquele tipo de sistema que é destinado a mostrar um tipo de tecnologia, no caso o KDE Plasma e os outros programas do KDE; pode ser que no futuro isso mude. 

Um reflexo disso é que os desenvolvedores não garantem suporte para atualização do KDE Neon 15.10 para o KDE Neon 16.04 LTS, entretanto, quem desejar poderá fazer o upgrade de base manualmente, usando estes comandos:

sudo apt update
sudo apt install neon-desktop
sudo apt full-upgrade

É necessário ter certeza de que o repositório deb http://archive.neon.kde.org/dev/unstable wily main está ativado dentro do arquivo /etc/apt/sources.list.d/neon.list, se estiver tudo “OK” faça o upgrade utilizando o comando:

do-release-upgrade

Se você apenas quiser testar o KDE Neon você pode baixar uma ISO pronta diretamente do site oficial, a versão disponível é apenas para desenvolvedores e testadores, a versão para usuários finais ainda não foi liberada.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!